Pelo terceiro levantamento consecutivo da série iniciada em agosto, o Nordeste aparece como a região com maior adesão do selo Turismo Responsável, com 45% dos hotéis certificados. Entre as 27 unidades federativas, o Alagoas lidera o ranking com 66% dos meios de hospedagens seguindo os protocolos recomendados pelo MTur (Ministério do Turismo).

Divulgado hoje (17), o estudo desenvolvido pelo professor Thyago Albuquerque, da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) chega a sua terceira edição. “Considerando os dados até a data de hoje, percebemos um aumento considerável na adesão ao Selo, chegando a 34% dos meios de hospedagens do país. Isso pode ser reflexo da maior divulgação da certificação e dos protocolos e, também, pode estar relacionado ao aumento de estados e destinos turísticos com flexibilização das atividades econômicas, possibilitando o retorno da atividade turística”, comenta o pesquisador.

Destinos nordestinos badalados como Pipa (RN) e Maragogi (AL) continuam apresentando crescimento na adesão, apresentando níveis de 65% e 57% dos meios de hospedagens certificados, respectivamente. Em contrapartida, cidades do Sul e Sudeste apresentam índices abaixo da média nacional, como Gramado (RS), com 29%; Canela (RS), com 25% e Campos do Jordão (SP), que chegou a marca de 18%. Os resultados chamam a atenção, pois estes foram municípios com aumento relevante no volume de reservas em agosto, segundo dados da Omnibees.

turismo responsavel - media de adesao - grafico

Selo Turismo Responsável: resultados regionais

Vale destacar que o levantamento é feito com base nos dados disponíveis na plataforma do Cadastur e que esta foi a única iniciativa do governo para a implementação de protocolos no setor turístico. Lançado há mais de 100 dias, o selo ainda possui baixa adesão dos meios de hospedagens do país.

Enquanto Alagoas desponta como o estado com maior índice de hotéis certificados, levando em consideração o total de meios de hospedagens, o Acre aparece com 0%. No recorte regional, o Nordeste segue com maior taxa de adesão, com apenas dois estados com adesão menor que 30%. Em seguida aparece Sul (36%) e Sudeste (34%).

turismo responsavel - media de adesão - grafico 2

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) Crédito dos infográficos: Divulgação