O governo de Alagoas, por meio da Sedetur-AL (Secretaria do Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas), deu um passo para estimular o turismo de negócios no estado. A pasta assinou ontem (21) termo de fomento ao segmento, em iniciativa criada em conjunto com o MCVB (Maceió Conventions & Visitors Bureau).

A estratégia visa promover  Alagoas, que já está em um processo gradual de retomada, como um destino seguro para a realização do turismo de negócios e eventos. Com isso, a parceria pretende impulsionar a realização de ações para captação e promoção de eventos do segmento corporativo no biênio 2021-2022.

“A assinatura deste termo significa mais velocidade nas ações do turismo para que o turista sinta uma resposta imediata do estado e veja a integração do poder público com a iniciativa privada. É importante desenvolver ações para o fortalecimento da retomada das atividades no segmento de eventos e turismo, uma vez que nosso estado se encontra em grande expansão neste setor” declarou Marcius Beltrão, secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas.

Projeções

O segmento de turismo é um dos pilares que sustentam a economia do estado. De acordo com uma projeção da FGV (Fundação Getulio Vargas), o viajante de negócios gasta, em média, quatro vezes mais que o turista de lazer.

A estimativa é de que, até 2023, mais de 60 mil turistas visitem Alagoas para participar de 69 congressos e eventos já marcados. Caso a estimativa se concretize, o estado terá um faturamento de R$ 75 milhões, de acordo com previsão da MCVB.

Segundo Glênio Vasconcellos Cedrim, presidente da MCVB, as ações do termo têm o intuito de atrair turistas de negócios e lazer, impactando diretamente na economia local, já que o segmento é visto com grande potencial para a atividade turística do estado.

“Em alguns períodos nós temos uma sazonalidade na nossa atividade do sol e mar, que normalmente arrefece um pouco nos períodos de abril a junho e agosto a novembro”, sinaliza Cedrim. “Nós temos a grande possibilidade de trazer grandes eventos para a nossa capital, de dar continuidade ao trabalho de apoio aos eventos já predestinados em 2021 e 2022 e fazer com que a essa indústria consolide a nossa malha aérea, os nossos hotéis e cada vez mais emprego e renda para o nosso estado”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Sedetur-AL