Empreendedores e hoteleiros independentes agora têm a chance de se capacitar via WhatsApp. O Sebrae anunciou o lançamento de 15 cursos online e gratuitos que podem ser feitos pelo aplicativo de mensagens. A iniciativa foi lançada em julho pelo Sebrae-SP e desde então contou com a participação de 50 mil usuários. Com o sucesso da ação, as aulas agora estão disponíveis para profissionais de todo o país.

Todos os cursos disponibilizados foram elaborados com tecnologias de inteligência artificial e proporcionam aos alunos uma experiência de autodesenvolvimento, com uso de vídeos, textos, imagens e testes interativos com perguntas e respostas. Durante a imersão no conteúdo, os usuários vão recebendo pílulas de conhecimento com feedbacks de como está indo sua evolução. Caso a pessoa desista da capacitação, também há interação motivacional, para que ela volte a dar atenção ao conteúdo.

A analista de soluções do Sebrae, Raquel Bentes, afirma que o sucesso na procura pelos cursos se dá pelo fato de as pessoas poderem acompanhar o material de maneira independente, de onde estiverem e com a facilidade de cursar pelo telefone. “O Sebrae entende que o dia a dia do empreendedor é muito corrido. Muitas dessas pessoas trabalham sozinhas. Paralelamente a isso, a maioria vive conectado, usa bastante o WhatsApp para se comunicar com clientes e fornecedores. Então o Sebrae criou essa oportunidade para ele absorver conhecimento enquanto usa a ferramenta de trabalho. O resultado tem sido muito positivo”, avalia.

Raquel acrescenta que os cursos foram criados com tecnologias avançadas de ensino à distância, por isso proporcionam aprendizado real e engajamento dos usuários. “Mais uma vez o Sebrae inova, trazendo para os microempreendedores uma experiência baseada na LMS (Learning Management System) que significa Sistema de Gestão de Aprendizagem. Essa inteligência desenvolve, estimula e acompanha o processo de estudos online, num ambiente instigante. Oferecemos gratuitamente uma metodologia avançada, gerando conhecimento para que empreendedores possam aplicar em seus negócios e crescerem cada vez mais”.

Em 2020, a entidade lançou em parceria com o SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau) capacitações para micro e pequenas empresas com foco no setor turístico. As aulas foram ministradas em maio, com limitação a um representante por CNPJ.

Sebrae: os cursos

Até o momento são quinze opções de cursos: Será que sou empreendedor? Empreendedor de sucesso, A formação de preço para o meu tipo de negócio, Fluxo de caixa como ferramenta de gestão, Marketing digital, Controle da movimentação financeira, Conhecendo e valorizando o cliente, Planeje metas e resultados, Acesso ao crédito, Avaliando as vendas, Desenquadramento do MEI e novas possibilidades de tributação, Crescimento planejado e orientado por resultados, Inovação e possibilidades de crescimento. Ainda este ano serão lançadas mais opções com foco na economia criativa.

(*) Crédito da foto: antonbe/Pixabay