Em maio, a confiança das micro e pequenas empresas voltou a subir. Segundo divulgado pelo G1, a pesquisa do Sebrae em parceria com a FGV (Fundação Getulio Vargas) apontou a segunda alta seguida, após forte queda em março. O índice chegou a 93,5 pontos, o maior nível desde dezembro de 2020 (94,6 pontos). O destaque vai para o setor de serviços, com acréscimo de 7,2 pontos frente a abril.

Os resultados reforçam as previsões da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), que elevou para 4,6% as expectativas de crescimento dos serviços em 2021, após queda de 4%.

“Uma das possíveis razões pelo otimismo por parte das MPE é o fato de que as medidas restritivas têm sido flexibilizadas, além da possibilidade do aumento na oferta de vacinas para a população em geral”, afirma Carlos Melles, presidente do Sebrae, em nota.

Segundo Melles, a pesquisa chama a atenção para a expectativa de geração de empregos nos próximos três meses. Depois de um período de demissões de colaboradores, as micro e pequenas empresas sinalizam o desejo de contratar funcionários no curto prazo.

Sebrae: outros setores

Além dos serviços, outro setor que registrou aumentos expressivos foi o comércio. A confiança passou de 79,9 pontos em abril para 90,5 pontos em maio. Nos últimos dois meses, o segmento teve recuperação de 22 pontos, o que sinaliza uma boa retomada.

(*) Crédito da foto: Pixabay