Durante o IHIF 2022 (International Hospitality Investment Forum), que aconteceu entre os dias 3 e 5 de maio, Sébastien Bazin criticou a prevalência de padrões de marca sobre questões ESG (Environmental, Social and Governance). Na conferência de Berlim, na Alemanha, o CEO da Accor afirmou que adaptação é o futuro e que prioridades ambientais deveriam guiar as decisões do amanhã.

“Eu odeio padrões rígidos de marca”, declara o executivo. “Vivemos em um mundo de flexibilidade. Temos donos de hotéis muito sofisticados e profissionais. Você precisa que sua marca tem um DNA comum, bom conceito e imagem – mas, pelo amor de Deus, aceite que a mesma marca pode ter um design diferente, uma maneira diferente de operar, em diferentes geografias. Este é o futuro”, completa.

Com a joint venture com a Ennismore oficializada no final de 2021, a rede francesa incorporou uma série de empreendimentos lifestyle ao se tornar proprietária majoritária da empresa. A fusão reuniu marcas de estilo de vida sob o mesmo teto, incluindo 25hours, JO&JOE, Mama Shelter, Mondrian e The Hoxton. Ao todo, são mais de 92 propriedades em todo o mundo, com pipeline de desenvolvimento de mais de 150 hotéis.

A prioridade da Accor para os próximos anos, segundo Bazin, é replicar a consolidação que resultou da fusão da Ennismore em outros segmentos da gigante francesa. A finalidade dessa prática é simplificar o negócio para o entendimento e adesão de proprietários e clientes.

“Tendo reunido essas 14 marcas juntas, o crescimento das marcas de Ennismore é provavelmente três a quatro vezes melhor do que se eu as tivesse deixado sozinhas”, explica Bazin. Não é por acaso que a rede anunciou recentemente que pretende abrir 1,3 mil unidades JO&JOE na China.

Receita e sustentabilidade

Se comprometendo em zerar emissões de poluentes até 2025, a Accor recrutou Brune Poirson, ex-membro do Parlamento francês e secretário de Estado para a Transição Ambiental, para o cargo de diretor de sustentabilidade. As iniciativas incluem eletrificar sistemas de energia, instalar iluminação LED de baixo consumo de energia nos locais e eliminar o plástico de uso único voltado para os hóspedes até o final deste ano.

Ainda que a Accor tenha faturado € 701 milhões no primeiro trimestre de 2022, entre outros bons resultados frente ao ano anterior, incluindo crescente RevPar, Bazin deixa claro que o crescimento líquido e a sustentabilidade não eram mutuamente exclusivos.