No início da tarde de hoje (22), o governo de São Paulo anunciou a volta para a fase vermelha do plano de flexibilização. Com o intuito de frear a contaminação por Covid-19 e evitar aglomerações nas festas de fim de ano, o estado retoma o lockdown no Natal e Réveillon. As informações são do Uol.

Entre os dias 25 e 27 de dezembro e 1 e 3 de janeiro, apenas serviços essenciais, como farmácias, padarias e mercados terão o funcionamento permitido. O retrocesso obriga o fechamento de bares, restaurantes, salões de beleza, academias, shopping, comércio e galerias.

A região de Presidente Prudente volta para a fase vermelha sem data de reabertura. Segundo o governo, uma nova classificação da flexibilização será divulgada dia 7 de janeiro. Entretanto, nenhuma região voltará para a fase verde.

“Não estamos no momento de festas bem aglomerações. É nesses momentos que os riscos de descontrole da pandemia acontece e o mundo inteiro agora está aplicando medidas específicas”, disse Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do estado.

Segundo Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde, nas últimas quatro semanas o estado de São Paulo registrou alta de 54% no número de casos confirmados. Já o número de óbitos subiu 34% no mesmo período.

São Paulo: hotelaria

No início de dezembro, o governador João Doria vetou a realização de comemorações de Natal e Réveillon em bares, restaurantes e hotéis, medida que segue em vigor. Na nova fase vermelha, meios de hospedagens poderão funcionar seguindo os protocolos de saúde e higiene recomendados.

(*) Crédito da foto: Arquivo/Agência Brasil