CWT Meetings & Events - São Paulo líderSão Paulo manteve liderança pelo terceiro ano seguido

A CWT Meetings & Events divulgou hoje (19) previsões sobre o mercado de eventos corporativos na América Latina. O tradicional ranking da empresa, que é uma divisão da CWT (Carlson Wagonlit Travel), apontou São Paulo como grande destaque na região, que manteve a liderança pelo terceiro ano consecutivo. Cidade do México, em crescimento nos últimos três anos, também merece uma menção.  

O ranking trouxe ainda outras novidades, como a entrada de Ocho Rios, na Jamaica (5), Nassau, nas Bahamas (7), Cali, na Colômbia (8) e Curitiba, no Brasil (9). O relatório tem como base dados próprios e do setor, reunidos no relatório Meetings & Events Future Trends da CWT para 2019. O documento completo será publicado na quarta-feira que vem (26).

Muitas cidades que saíram da lista de 2019 foram estreantes em 2018, como é o caso de Atibaia, no Brasil (5), Cartagena, na Colômbia (6) e Mérida, no México (8). A capital da Argentina, Buenos Aires, caiu de posição em 2018, quando ficou em nono lugar. Em 2017, havia sido quinto lugar, e não entrou nas top 10 cidades previstas para 2019.

CWT Meetings & Events: mais previsões

Em 2019, o custo médio por participante de eventos na América Latina, por dia, deve aumentar 3%, para US$ 232. Já o tamanho médio dos grupos em 2019 deve cair para 54, 5% inferior em relação a 2018.

“O Brasil está começando a sair de uma situação econômica difícil, mas os clientes tiveram que mudar sua maneira de operar”, diz Gustavo Elbaum, diretor para a América Latina da CWT Meetings & Events. "Os clientes estão voltando a fazer mais eventos agora, entretanto estão cuidando melhor de orçamento. Além disso, há um foco muito mais nítido nos resultados", completa.

Embora sempre haja desafios, há sinais de que a melhoria das condições econômicas na região aumente a demanda por eventos. Ainda assim, segundo previsões do Banco Mundial, o crescimento econômico será relativamente lento no próximo ano, chegando a uma média de 2,3%. Em cima dessa análise, a CWT Meetings & Events prevê que os preços dos hotéis caiam 1,3% em 2019, enquanto as tarifas de passagens aéreas devem recuar 2%.

Em outro estudo divulgado recentemente, a CWT (Carlson Wagonlit Travel) detalhou a preocupação dos viajantes de negócios sobre segurança na internet.

CWT Meetings & Events - curitibaCuritiba foi novidade no ranking na edição de 2019

O ranking

Veja abaixo a previsão das 10 cidades para eventos e reuniões na América Latina em 2019 (posições 2018/17 entre parênteses, respectivamente):

1 – São Paulo, Brasil (1/1)

2 – Cidade do México, México (4/3)

3 – Bogotá, Colômbia (2/4)

4 – Rio de Janeiro, Brasil (3/2)

5 – Ocho Rios, Jamaica (-/-)

6 – Lima, Peru (10/-)

7 – Nassau, Bahamas (-/-)

8 – Cali, Colômbia (-/-)

9 – Curitiba, Brasil (-/-)

10 – Medellín, Colômbia (7/-)

(*) Crédito da capa: skeeze/Pixabay

(*) Crédito da foto: jerzykwpodrozy/Pixabay