De acordo com dados da ABIH-MA (Associação da Indústria de Hotéis do Maranhão), a rede hoteleira de São Luís teve ocupação de 90% durante a temporada junina, índice que não era alcançado desde o período anterior à pandemia de Covid-19. Armando Ferreira, presidente da entidade, celebrou o resultado.

“Nós tivemos uma crise muito forte na pandemia e a hotelaria praticamente fechou. Cerca de 95% dos hotéis foram fechados e ficamos, aproximadamente, três anos em uma situação de retomada. Quando ela aconteceu, veio uma forte demanda reprimida”, explica, em entrevista ao Maranhão Hoje.

O presidente da ABIH-MA falou, ainda, sobre os avanços no turismo maranhense, que aconteceram em função do alto investimento que vem sendo feito pelo governo do estado, por meio do lançamento de atrações turísticas nas principais capitais do país, visando atrair turistas de diversos mercados emissores para a cidade.

São Luís: resultados

Ferreira destaca a importância do preparo dos profissionais que trabalham na rede hoteleira da capital maranhense, além de cuidados essenciais que costumam ser avaliados pelos hóspedes, como higiene e qualidade do atendimento. Além disso, o gestor reforça a participação da ABIH-MA nesse processo de preparação para garantir melhores experiências aos turistas.

O resultado de junho supera a média do primeiro semestre do ano passado, de 57% de ocupação. À época, Saulo Santos, secretário de Turismo da cidade, já ressaltava os esforços do poder público para garantir que São Luís receba cada vez mais visitantes. No período, os dados apontavam para crescimento contínuo do fluxo turístico e maior permanência dos viajantes.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Setur