Passadas as festividades de fim de ano, a Setur (Secretaria de Turismo de São Luís) divulgou os números do turismo de 2021. De acordo com as informações compartilhadas pela pasta, a capital maranhense encerrou o ano passado com ocupação hoteleira de 53,5% e permanência de hospedagem de 2,57 dias.

Apenas no período do Réveillon, entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, a média geral de ocupação na cidade ficou em 88,42%, com destaque para os hotéis da orla, que chegaram a 94,54% no indicador.

“Estamos enfrentando grandes desafios com a pandemia, mas ainda assim conseguimos muitos números positivos. É importante continuarmos trabalhando para tornar São Luís uma cidade referência no setor”, disse Saulo Santos, secretário municipal de Turismo.

Em 2021, por exemplo, o fluxo turístico da capital maranhense foi de 1.874.286, número positivo, levando-se em consideração que houve diversas restrições na cidade durante esse ano.

Crescimento no turismo

Os dados da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) também são positivos: o fluxo de passageiros em 2021 teve um crescimento de 33% em relação a 2020.

Em relação ao gasto médio de 2021, o número total estimado é de R$ 963 milhões injetados na economia ludovicense por meio do setor turístico. Essa pesquisa levou em consideração o gasto médio, o tempo de permanência e o fluxo de visitantes.

O Museu da Gastronomia Maranhense, equipamento cultural gerenciado pela Setur, recebeu mais de 16.8 mil visitas, representando um crescimento de 30% em relação ao ano de 2019 (em 2020 o espaço esteve fechado devido à pandemia).

“Durante esse período de pandemia, estamos com a atenção redobrada em relação aos protocolos sanitários. Recebemos o selo Safe Travels desde janeiro de 2021 e trabalhamos junto ao trade turístico para tornar São Luís um lugar cada vez mais seguro”, explica o secretário.

 

 

 

 

 

(*) Crédito da foto: Divulgação/Setur