São Luís encerrou o primeiro semestre com ocupação recorde de 57%, superando os resultados dos últimos 10 anos. Em julho, hotelaria da capital maranhense estava em pleno fôlego para bater novos números históricos, acumulando 80% de média na taxa de ocupação hoteleira. Esta é a maior taxa registrada desde o início da série histórica da Setur (Secretaria Municipal de Turismo), iniciada em 2002, e da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), iniciada em 2010.

Segundo os dados da prefeitura, coletados pela coordenação de Análise Mercadológica da Setur de São Luís, em parceria com o Observatório de Turismo da cidade e da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), a movimentação financeira no destino tem sido intensa. Durante o mês de junho, o setor de turismo injetou mais de R$ 4,5 milhões na economia local, gerando cada vez mais empregos e oportunidades de lucro.

Promoção do destino

De acordo com o secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos, o governo vem, desde 2021, trabalhando arduamente para a promoção turística da cidade. “Participamos de mais de 25 eventos e feiras de turismo nacionais e internacionais e capacitamos mais de 3 mil agentes de viagem e operadores de turismo, responsáveis por vender viagens para a nossa cidade”, explica.

Além destas iniciativas, já estão previstas uma série de participações em feiras nacionais e internacionais de turismo ainda para este ano. O trabalho de promoção também inclui a realização de famtours e press trips, além de capacitações e rodada de negócios.

O secretário também ressalta a importância das redes sociais e da imprensa especializada no resultado turístico da capital maranhense. “Diariamente, produzimos conteúdos sobre São Luís nas redes sociais e e-mail marketing todos os meses. Atualmente, o alcance de todas as redes sociais ultrapassa mais de um milhão de contas por mês com informações e divulgação dos atrativos”, salienta Santos.

“Estamos presentes semanalmente em jornais, sites e revistas do segmento turístico, o que contribui muito para alcançar agentes de viagem e mostrar que São Luís é um destino que pode receber turistas o ano todo”, finaliza o secretário.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Prefeitura de São Luís