Enquanto a Baixada Santista ficou com suas taxas de ocupação abaixo do esperado durante o feriado de Dia das Crianças, a capital maranhense vem obtendo bons resultados na retomada do turismo. São Luís chegou a 60% do indicador na data em hotéis situados nas praias. Já no balanço geral do setor, a hotelaria chegou a 58%, segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo.

“Estamos animados com esses números. Entendemos que ainda estamos na retomada do turismo, mas o aumento no fluxo turístico é nítido. A prefeitura de São Luís está trabalhando para atrair mais turistas e também para aumentar o tempo de permanência na cidade”, explica Saulo Santos, secretário municipal de turismo.

A pesquisa levou em consideração hotéis que fazem parte do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). Entre as regiões mais procuradas pelos turistas, destacam-se os bairros do Calhau e Ponta do Farol, ambos localizados na área de praias da cidade.

São Luís: retomada

Em julho, São Luís teve resultados parecidos, chegando a 60% de ocupação no mês das férias escolares. Além da hotelaria, bares e restaurantes também observaram um crescimento relevante de presença de público. No período, o Empa (Empresa Maranhense de Administração Portuária) apontou alta de 31% no fluxo marítimo de passageiros frente ao ano anterior.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Turismo de São Luís