Praia da Daniela, em Florianópolis
(foto: arquivo HN/Peter Kutuchian)

A chegada do Verão no litoral catarinense promete gerar boa movimentação para hotéis e empresas ligadas ao turismo. De acordo com previsão da Santur (Santa Catarina Turismo), na próxima estação o destino terá recorde de turistas visitantes e aumento de 20% no fluxo de viajantes em relação ao período idêntico do ano passado.

A estimativa, feita com base em dados da movimentação registrada até agora e repassada por empresas aéreas e outras companhias do setor, foi apresentada nesta semana numa reunião com representantes de 20 entidades na Secretaria de Estado do Turismo, em Florianópolis. 

Até agora, os dados da Infraero confirmam a tendência de temporada movimentada. O mercado latino de turistas puxa a fila para o resultado esperado. Foram aprovados pela Infraero 472 voos charter vindos da América Latina, sendo 396 da Argentina, 65 do Chile e 11 do Paraguai. O câmbio favorece o turismo na região, que faz do Brasil um destino barato para os vizinhos.

Apesar disso, o Brasil também movimenta a região. De janeiro a junho de 2016, uma só operadora nacional embarcou 14% mais turistas para Santa Catarina na comparação com o mesmo período de 2015. A maioria deles saiu de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e o principal destino foi Balneário Camboriú, seguido por Florianópolis.

Serviço
turismo.sc.gov.br