A semana se encerra com uma boa notícia para a Samba Hotéis. A operadora liderada por Guilherme Castro anunciou mais uma adição ao portfólio, a segunda em 2021. A rede mineira venceu uma concorrência com outras cinco administradoras e assumiu a gestão do Best Western Arpoador By Glória Coelho, na Zona Sul do Rio de Janeiro. É o segundo empreendimento administrado pela empresa na capital fluminense.

O hotel boutique era anteriormente administrado pela Nobile Hotels & Resorts, que optou por rescindir o contrato, apesar da localização estratégica e da boa infraestrutura da propriedade. Entre outras razões, a rede de Roberto Bertino preferiu deixar a gestão em função das altas taxas de franquia embutidas no acordo, o que limitava a rentabilidade da operação, apurou o Hotelier News. Desde o início da pandemia, a empresa de Brasília atua para concentrar seu portfólio em unidades com marcas próprias, que ela entende garantir maiores margens.

“Temos boa relação com a Best Western, inclusive nossa outra operação no Rio de Janeiro leva a marca da rede norte-americana”, afirma Guilherme Castro, CEO da Samba Hotéis. “Neste momento desafiador que a hotelaria vive, a Best Western está se mostrando aberta a discussões e fomos atendidos com ajustes no contrato, caso de carências que foram concedidas, por exemplo”, completa.

Best Western Arpoador By Glória Coelho (veja In Loco Especial) tem 89 apartamentos e estrutura de capital pulverizada, tendo tanto unidades vendidas como condo-hotel, quanto na modalidade fracionada. Ao todo, são aproximadamente 500 investidores, informou Castro. “Fechamos um contrato de cinco anos. Até o momento, a transição foi conduzida de maneira muito profissional, com todos os stakeholders engajados em estabelecer um bom modelo de governança”, acrescenta.

Samba Hotéis e as boas brigas

Após uma conversão no interior de Minas Gerais, em janeiro, e a mais recente novidade na Cidade Maravilhosa, a rede mineira se prepara para iniciar a operação de um hotel em Natal, em setembro. “Estamos tentando aproveitar as oportunidades de conversão que aparecem no mercado. Nossa estratégia de expansão é simples: onde tem briga e prejuízo, nós entramos”, brinca Castro. “Veja, entendemos que as melhores oportunidades estão onde há muitos investidores e dificuldades de relacionamento entre eles e o operador. Somos bons mediadores, faz parte do nosso modelo de negócio”, completa.

Mesmo sendo conhecidas por suas operações enxutas, Castro diz que é justamente essa capacidade de mediação a principal força da Samba Hotéis. “Para qualquer empresa, só existem três maneiras de prosperar: aumentar receitas, reduzir custos ou fazer ajustes no modelo de negócio. As duas primeiras alternativas vão sempre esbarrar em limites, por isso damos muita atenção à terceira, buscando sempre maior equidade de ganhos para os stakeholders envolvidos”, justifica.

Segundo o executivo, apesar de estar atento às oportunidades, seu principal objetivo é mesmo entregar bons resultados nas operações atuais. “Não estou procurando sócio investidor ou tenho planos de fazer um IPO (Initial Public Offering), não temos metas ambiciosas de crescimento. Estou com o negócio em maturação e preciso ter o mesmos cuidados com os empreendimentos que gerimos. Estamos engajados em tornar as unidades atuais rentáveis, mesmo diante das dificuldades geradas pela pandemia”, revela.

Por isso, de certa maneira, o apetite para expandir é modesto. Segundo Castro, plano é encerrar 2021 com 19 unidades no portfólio – atualmente são 15. “Não procuramos incorporadoras em busca de negócios. Deixamos esse relacionamento para outras redes. São justamente os contratos dos nossos concorrentes com essas desenvolvedoras que futuramente se tornam leads qualificados para gente lá na frente converter”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News