De acordo com dados divulgados recentemente pela ABIH-BA, a taxa de ocupação hoteleira de Salvador ficou em 56,79% em abril. O número é ligeiramente superior aos 53,18% observados no mesmo período de 2019, ano pré-pandemia e consideravelmente mais alto que o de abril do ano passado (20,33%). O bom resultado é atribuído aos feriados do mês, que contribuíram para o aumento do fluxo de visitantes na capital baiana. O indicador, inclusive, já se aproxima do alcançado no primeiro trimestre (58,87%).

Ainda segundo o relatório da entidade, a diária média no mês chegou a R$ 410,08, representando evolução se comparada com igual período do ano passado (R$ 319,44). Luciano Lopes, presidente da ABIH-BA, afirma que o desempenho hoteleiro está evoluindo gradualmente e de forma otimista, visto que a pandemia está finalmente sendo controlada.

“Já estamos com ocupação semelhante à de 2019, o que permite aos hotéis voltarem a contratar profissionais em diversas áreas. Além disso, a retomada dos eventos no Centro de Convenções de Salvador vem resgatando o turismo de negócio, movimentando empreendimentos corporativos e de lazer”, pontua.

“Uma novidade que vai contribuir com o incremento de turistas na capital nos próximos meses são as novas opções de voos domésticos semanais, vindos de Campo Grande (MS), Florianópolis, Palmas, Cuiabá e Montes Claros (MG)”, acrescenta.

Iniciativas

No começo deste mês, a ABIH-BA e a Secult (Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador) deram início a um ciclo de roadshows para promover o destino. A primeira cidade escolhida foi o Rio de Janeiro e a iniciativa deve contemplar mais de 10 cidades do Brasil e América do Sul.

Ainda neste mês, a ação será realizada em Belo Horizonte e pelo estado de São Paulo, passando pela capital, Campinas, Ribeirão Preto e Santo André. “No ano passado o roadshow visitou nove destinos. Com a continuidade da ação, a tendência é de que os resultados sejam ainda melhores”, finaliza Lopes.

(*) Crédito da foto: digasalinas/Pixabay