Em Salvador, o setor hoteleiro tem uma grande novidade para 2022: o Palácio Rio Branco, sede do primeiro governo do Brasil, dará lugar ao primeiro empreendimento seis estrelas da cidade. Atualmente, o espaço sedia a Secretaria Estadual de Cultura e, para a construção do hotel, será cedido para a iniciativa privada, revela a Band.

O leilão, que prevê concessão de 35 anos, acontecerá no dia 21 de janeiro de 2022, com lance mínimo de R$ 26,5 milhões. “Em um período de 18 meses, as obras de recuperação do palácio estarão concluídas e o hotel aberto para ocupação”, afirma Maurício Bacelar, secretário estadual de Turismo da Bahia.

Entre as redes favoritas para arrematarem a propriedade, está a portuguesa Vila Galé, que revelou, em novembro, estar em fase de prospecção do projeto, aguardando o lançamento do edital de concorrência por parte da Prefeitura de Salvador. O grupo vencedor também terá que pagar R$ 988 mil pela área vizinha ao prédio, podendo realizar obras e ações de reformas, restauração e requalificação de uso, para adaptar o imóvel ao fim destinado, segundo o Globo.

Conforme o edital, o palácio não será restrito aos hóspedes. A empresa que ganhar o direito de operar o hotel deverá assumir o compromisso de instalar um museu no imóvel, contando a história dos governadores.

Revitalização de monumentos é tendência crescente

De acordo com o arquiteto e urbanista Ernesto Carvalho, há muitos monumentos tombados no mundo inteiro sendo revitalizados para novos usos. Em Salvador, já há construções históricas preservadas que também foram transformadas em entretenimento turístico. Por exemplo, a casa onde o poeta Vinícius de Moraes viveu nos anos 1970, hoje também é um hotel.

“Os fãs de Vinicius estão pelo mundo inteiro e nos procuram. Eles vêm aqui para viver essa experiência e rememorar a passagem de Vinícius em Salvador”, pontua Renata Proserpio, diretora do empreendimento.

(*) Crédito da foto: rogerioconrado/Pixabay