Passado o pior momento da pandemia, a hotelaria de Salvador vem subindo a montanha imposta pela crise. Segundo dados divulgados pela ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia), o setor atingiu em setembro seu quinto mês de alta nos indicadores, reforçando o aquecimento observado no início do segundo semestre.

No mês passado, Salvador registrou ocupação média de 60,05%, mantendo o crescimento sustentado desde maio. O avanço da vacinação e a retomada gradual da malha aérea foram alguns dos fatores que contribuíram para os resultados otimistas. Desta forma, os números se aproximam do alcançado em setembro de 2019 (60,15%), antes da pandemia.

Quando comparado com 2020, conseguimos perceber como o setor hoteleiro já se recupera de maneira consistente dos baques da crise. Em setembro do ano passado, a ocupação chegou a 29,85% na capital baiana. E o aumento do indicador também foi expressivo frente a agosto de 2021 (45,68%).

Luciano Lopes, presidente da ABIH-BA, explica que a melhoria na ocupação foi observada de forma indistinta entre todos os hotéis voltados para o público de lazer, independente da categoria. No entanto, os hotéis direcionados para o público de negócios ainda tiveram crescimentos tímidos, revelando as limitações observadas na retomada de viagens do segmento corporativo.

“Refletindo essa expansão da demanda do público de lazer, verifica-se que as taxas de ocupação dos finais de semana (63,68%) têm ficado muito acima em relação aos dias de semana (58,73%), apontando a necessidade da retomada do turismo de negócios para que haja um equilíbrio no desempenho da hotelaria de forma geral e em todos os dias da semana”, comenta Lopes.

A diária média também apresentou crescimento de 2,4% em relação ao mês anterior, situando-se em R$ 360,97 ou em R$ 269,28 se desconsiderarmos os hotéis de luxo (upscale). Já o Revpar atingiu R$ 216,75, enquanto em agosto ficou em R$160,95 e em setembro de 2020 com R$ 49,03.

Salvador: expectativas

De acordo com Lopes, o feriado, o início da primavera e a inauguração de novos atrativos turísticos na cidade, somam-se à vontade do público em visitar Salvador e descansar em algum equipamento da rede hoteleira, a terceira maior do país. “As expectativas para os próximos meses são as melhores, principalmente com a chegada do verão, mas é importante reforçar que a pandemia ainda não acabou e é essencial que todos mantenham os cuidados para evitar nova reversão do quadro que se mostra muito positivo”.

Em parceria com a Secult (Secretaria de Turismo da Prefeitura de Salvador), a ABIH-BA vem mobilizando seus associados promovendo Road Shows de divulgação do destino turístico junto aos principais mercados emissores do país. Com o objetivo de atrair turistas para a capital baiana, a ação será realizada em mais de 10 cidades do Brasil e da América do Sul, já tendo passado por Porto Alegre, Aracaju, Belo Horizonte, São Paulo, Campinas, Brasília e Goiânia.

(*) Crédito da foto: Salvador da Bahia