O Sables Hotel Guarulhos (SP) é um entre os milhares de hotéis brasileiros sofrendo o impacto da pandemia. Com localização próxima ao Aeroporto Internacional da cidade, a queda de voos também foi responsável por baixar a demanda ao longo de um ano. No entanto, a unidade encontrou sobrevida e mantém resultados regulares ao trabalhar com longstay — hóspedes com maior tempo de permanência.

De acordo com Roberto Areias, proprietário do Sables Guarulhos, o hotel nunca dependeu diretamente do aeroporto para ter uma boa ocupação. Mesmo assim, ele não descarta as restrições aéreas como outro aspecto negativo a ser pesado e, até por isso, o longstay se tornou um dos contornos à crise.

Sables Guarulhos

O empreendimento oferece 80 apartamentos, sendo quatro de modelo família

“Nossa ocupação foi boa em 2019 — bem como a movimentação no aeroporto — e a pandemia reduziu drasticamente nosso alcance. Agora, durante a segunda onda, a ocupação está na casa de 30%, mas índices como a diária média e o faturamento estão baixos”, afirma o executivo, sem especificar o dano.

Além disso, o dono do hotel também cita que os clientes, no momento, são principalmente do corporativo da região. Neste caso, a principal pratica é, portanto, a longa permanência. “O Sables Guarulhos tem um bom desempenho nesta modalidade e a pandemia somente reduziu essa participação”, diz.

A tendência, para Areias, é que o perfil a ser atendido pelo hotel, a partir de agora, seja de jovens profissionais e pessoas com maior flexibilidade. “São mais propensos a ter a morada e escritório no mesmo local”, complementa o executivo.

Na mesma linha, o hotel também tem um espaço de coworking, suprindo as didiculdades de alguns à adaptação ao home office.

Sables Guarulhos: outros números

A redução em índices (ocupação e diária média), segundo Areias, foi acima de 75% ao longo da pandemia. Mesmo assim, ele afirma que o empreendimento não fechou nenhuma vez e a gestão de caixa foi eficiente, a ponto de ainda aguentar os próximos meses pandêmicos. A mensagem positiva também leva em consideração uma recuperação ainda em 2021.

“Tenho a percepção de que as viagens a lazer serão retomadas com força no último trimestre e hotéis de Guarulhos terão grande aumento de ocupação e tarifa. No corporativo, as viagens serão retomadas mais gradativamente, mas entendemos que também com um crescimento sustentado, já a partir de agosto”, aponta Areias.

Estrutura

O Sables Guarulhos dispõe de 80 apartamentos, sendo quatro family rooms. Além disso, oferece salas de eventos para até 100 pessoas em auditório e o restaurante Itaúnas atende hóspedes e público em geral.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Sables Hotel Guarulhos