Em julho do ano passado, representantes de agências associadas à Abracorp (Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas) elegeram Carlos Prado como presidente do Conselho de Administração da entidade. O executivo, que vem se comprometendo com movimentos pró-vacina e Supera Turismo, renunciou ao posto, passando o bastão para Rubens Schwartzmann.

O sucessor de Prado já ocupou a cadeira da presidência por dois anos de mandato, deixando o cargo em 2018. A renúncia levou Luís Vabo a abrir mão da vice-presidência, agora ocupada por Eduardo Vasconcellos. A prerrogativa da Abracorp é que cada presidente tenha o direito de escolher seu vice, contando com o apoio unânime dos conselheiros.

“Faço questão de reiterar, de maneira pública, os nossos agradecimentos ao trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo Prado, que deixa a presidência, mas permanece como membro ativo do Conselho de Administração da Abracorp”, declarou Schwartzmann. O presidente também enfatizou que o setor precisa de reconstrução e que não há mais tempo para esperar a retomada.

Rubens Schwartzmann: números e medidas

Entre as medidas apresentadas pela entidade para os próximos meses, baseadas nos resultados consolidados do BI Abracorp – Inteligência de Dados para o ano de 2020 , está a campanha Abracorp em Ação, que inclui a produção de vídeos que abordarão temas relevantes para o mercado de viagens corporativa, ancorados por Gervasio Tanabe, presidente executivo, exibidos no canal Abracorp Play e divulgados nas redes sociais.

Além de analisar variáveis como: Bilhetes e volume de vendas do segmento aéreo nacional e internacional; Diárias e volume de vendas do segmento hotelaria nacional e internacional; Diárias e volume de vendas locação e transfers nacional e internacional; Outros serviços e Meios de pagamento, Schwartzmann estuda a viabilidade de incluir novos indicadores no BI.

No último trimestre de 2020, ficou evidente o aumento da procura por viagens nacionais e regionais; a recuperação gradativa da confiança e a melhora das expectativas em relação ao futuro dos negócios. “Chegou o momento de todos arregaçarem as mangas e trabalharem para romper com a atitude incoerente de quem viaja a lazer com a família, mas afirma ser arriscado viajar a negócios” analisa o dirigente da entidade.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Abracorp