Detentor de seis empreendimentos, o Royal Palm Hotels & Resorts se aproxima das grandes redes em termos de sustentabilidade. Sabendo da relevância do ESG (Environmental, social and corporate governance) na agenda hoteleira, o grupo definiu novas práticas em seu Balanço Institucional 2020/2021, onde apresenta medidas que direcionam a empresa rumo a uma operação mais consciente.

No ano passado, o tema foi eixo central de debates em diferentes esferas, e o turismo não ficou de fora da conversa. O assunto, que nunca saiu de pauta, ganhou novas nuances com a realização da COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), realizada em Glasgow, na Escócia.

Aproveitando o aquecimento do debate, o WTTC (World Travel & Tourism Council), ressaltou o papel do setor na melhoria da relação entre o homem e o meio ambiente, pedindo que a indústria trace metas sustentáveis mais ambiciosas, em especial no que diz respeito a redução de carbono.

As medidas para frear as emissões do gás carbônico da atmosfera são emergenciais, mas de acordo com um estudo desenvolvido pela EY Parthenon em parceria com a Booking.com, o setor de hospitalidade tem um longo (e caro) caminho para chegar lá. Traduzindo em números, o segmento deverá investir cerca de € 768 bilhões para chegar ao carbono zero.

Ainda que a hotelaria esteja bem longe de uma agenda ESG ideal, redes e empreendimentos de diversos portes e categorias entenderam o recado e vem adotando iniciativas que colocam a qualidade de vida dos colaboradores, clientes, comunidade e meio ambiente como prioridades.

Balanço Institucional

Apesar de não ser uma rede com apelo internacional, o Royal Palm Hotels mexeu os braços para entrar em 2022 reforçando seu posicionamento sustentável. Com o compromisso de pensar em ações preventivas e utilização consciente de recursos, o grupo vem buscando estimular ações de ESG em suas unidades.

“O ESG está cada vez mais imperativo em nossos negócios e indispensável para o futuro do Grupo Royal Palm Hotels & Resorts. Entrelaçar esses três assuntos tão importantes é uma tarefa que requer muita persistência e liderança. Trabalhamos de forma integrada para manter nosso foco nas boas práticas e nos resultados para o Grupo”, explica Antonio Dias, diretor executivo.

Entre as práticas sustentáveis comemoradas, estão a conquista do Selo Verde e da inclusão no Programa Energia Verde, com o objetivo de contribuir ativamente com o meio ambiente e com a matriz energética do país. Além de caminhar em outros importantes projetos, como a Gestão Eficiente de Resíduos, implantada há mais de 10 anos, e a instalação de novas Estações de Tratamento de Água, que foram recentemente inauguradas.

A rede também instalou pontos de recarga de carros elétricos, que estão dispostos nos empreendimentos. O material disponível para todos, também reforça o compromisso e divulga as ações sociais e a atuação do Royal Palm em governança corporativa.

“Este é apenas o início de um projeto amplo que conduziremos nos próximos anos, de forma consistente. Além de oferecer uma ampla programação de lazer e movimentar os negócios com os eventos corporativos, o Grupo quer avançar cada vez mais no compromisso de praticar a gestão ambiental. É papel da empresa ter uma operação mais sustentável, social e com uma governança ativa. Estamos na estrada caminhando em busca de novas perspectivas e bons resultados”, conta Priscila Domit, diretora de Marketing.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Royal Palm Hotels & Resorts