Após 18 anos, Acácio Pinto está de volta à Royal Hotéis. O ex-executivo da Atlantica Hotels e um dos fundadores da Vert Hotéis retorna a rede como diretor executivo e parte estratégica de um novo momento da empresa. Mirando oportunidades de conversão, a marca planeja incorporar até cinco empreendimentos ao portfólio até o final de 2021.

Com cinco unidades sob seu guarda-chuva, sendo uma em São Paulo e quatro em Belo Horizonte, a Royal Hotéis parte para um novo desafio com a missão de oferecer serviços de gestão descomplicados. “Hoje a hotelaria conta com excelentes administradoras, porém pesadas e caras. São empresas que cobram altas taxas, royalties e demandam auditorias internacionais. Percebemos que muitos investidores têm o desejo de migrar para uma gestão mais leve e de maior agilidade nas decisões, que possam ser resolvidas de dono para dono”, afirma Pinto.

A rede tem a construção e incorporação em seu DNA, pilares que serão resgatados e enaltecidos nessa fase de transição. “Temos uma construtora que está mais ativa do que nunca. Com a crise, sabemos que muitas propriedades fecharão as portas e num futuro próximo o mercado deve retomar o ritmo de construções. Quem iniciar esse processo sai na frente e, quando chegar o momento, estaremos inaugurando novas unidades”, avalia.

Além da construção e incorporação, montagem e equipagem de hotéis também farão parte da oferta da empresa. Em seu plano de negócios, a Royal também prevê expansão por contratos de franquia em um segundo momento. “Começamos a mostrar a cara para o mercado e vamos captar novos empreendimentos. Em breve, divulgaremos uma apresentação com taxas e benefícios agregados que podemos oferecer”, ressalta o diretor.

Para 2022, a meta é adicionar mais de uma unidade por mês, totalizando 18 novos hotéis. Pinto ainda revela que a Royal também estuda a possibilidade de parcerias de administração com bandeiras internacionais. “O projeto de franquias deve entrar apenas no fim do ano, pois demanda um tempo maior de regulamentação. Já as conversões em 30 dias estaremos prontos para plugar o primeiro hotel”.

Royal Hotéis: o diretor

Em 1996, Pinto conheceu os proprietários da rede quando ainda era colaborador da Meliá Hotels. O executivo estava em Belo Horizonte para implementar uma nova unidade da rede até ser convidado para ser gerente de A&B (Alimentos & Bebidas) do primeiro empreendimento da Royal Hotéis.

“Minha carreira começou como menor aprendiz no refeitório de funcionários. Virei cumim, garçom, chefe de fila, maitre até chegar a chefe de cozinha. Fiz faculdade e acabei indo para a Meliá como gerente de Implantações. Quando cheguei a Royal tinha apenas 28 anos”, relembra.

O diretor incentivou os proprietários a investirem no setor de apart-hotéis e auxiliou nas negociações de outras unidades da rede. Em 2003, Pinto deixou a Royal e iniciou sua trajetória na Accor.

Em 2010, o profissional fundou a Vert Hotéis ao lado de outros executivos. Em 2018, a empresa anunciou uma aliança estratégica com a Atlantica Hotels, hoje detentora de 100% do portfólio da rede mineira. “Meus anos na Vert e Atlantica foram extraordinários. Foi um período de aprendizado em mão dupla com excelentes profissionais”.

Sobre sua saída da empresa, ele afirma que as negociações foram harmoniosas para ambos os lados e que a pandemia teve papel fundamental na decisão. “Quando implementaram o home office percebi o quanto precisava ficar próximo a minha família e amigos. Coloquei isso dentro da rede, que por outro lado expressou a atual situação de mercado. Entramos em uma negociação da minha saída respeitando cláusulas e acordos”, explica.

Ao falar a respeito de seu retorno à Royal Hotéis, o diretor não esconde sua emoção. “Encontrei um grupo grande de pessoas que estiveram comigo há 18 anos. Hoje, meus pares que na época tinham meses de vida são duas pessoas capacitadas e preparadas. Descobri como é bom esse acúmulo de experiências e passar para esses jovens que estão com sangue no olho e também aprender com eles”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Royal Hotéis