A Associação Roteiros de Charme, que teve sua rotina mudada devido à pandemia, confirmou a adesão de quatro novos hotéis, localizados nos seguintes destinos: Arraial d’Ajuda (BA), Brasília, Nova Friburgo (RJ) e Tibau do Sul (RN), reafirmando o compromisso ambiental e social da entidade, que completa 30 anos de atuação.

Beija Flor Exclusive Hotel & Spa (RN), Hotel Paraíso do Morro (BA), Villa Triacca Eco Pousada (DF) e Eco Resort Hotel Villa São Romão (RJ), são os nomes dos novos associados da Roteiros de Charme, que conta com 67 hotéis e marca presença em 16 estados brasileiros e 60 destinos turísticos.

Nos últimos dois anos, o turismo responsável e sustentável se tornou o principal tema das viagens. Cada vez mais, empresários, governos, associações e viajantes se conscientizam de que não haverá mais turismo ou planeta se não for realizado um trabalho de preservação dos destinos, além do incentivo à geração justa de renda para os moradores locais.

Para entrar na lista de membros da associação, atualizada anualmente, os candidatos precisam seguir parâmetros baseados no conforto, qualidade dos serviços oferecidos, quantidade máxima de apartamentos (70 ou menos), compromisso com os pilares social e ambiental da sustentabilidade, além de estarem localizados em destinos que destacam a importância histórica ou natural da região. Além disso, os empreendimentos precisam ser gerenciados de perto pelos proprietários, garantindo não só a qualidade como também o acolhimento e pessoalidade.

“Estamos felizes com nossos novos associados, acreditando que eles representam uma oferta diferenciada de hospedagens inovadoras, com características muito individuais, mas todas preocupadas em oferecer o melhor serviço e gerar impactos positivos onde estão localizados”, afirma Helenio Waddington, presidente e fundador da Roteiros de Charme.

Ao aderirem à associação, os hotéis passam a assumir o Código de Ética e Conduta Ambiental da Roteiros de Charme, desenvolvido em parceria com o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).

Roteiros de Charme: conheça os associados

A Villa Triacca Eco Pousada está localizada em Brasília e possui diversos atrativos para crianças e adultos, incluindo dois lagos de águas cristalinas, com diversas espécies de peixes. Além disso, a propriedade investe em práticas sustentáveis, como geração de energia solar, separação do lixo, sistema de fossa ecológica e preservação de grande parte da área da fazenda onde está localizada.

O Eco Resort Hotel Villa São Romão, de Nova Friburgo (RJ) busca a integração com a comunidade local de São Romão, onde moram os funcionários do hotel, que têm participação direta no faturamento da propriedade.

“É uma grande honra para o Eco Resort Villa São Romão fazer parte da Associação Roteiros de Charme. Esse reconhecimento é fruto de muitos anos de dedicação e amor ao ecoturismo e à região e população de São Romão.

Todos os nossos esforços são voltados para que os hóspedes tenham de fato uma experiência única de renovação em meio à natureza, com muito conforto e de acordo com as nossas práticas sustentáveis”, comemora Hugo Crocchi, proprietário do espaço.

O Hotel Paraíso do Morro está localizado em Arraial d’Ajuda (BA) e foi completamente reformado em 2020, ganhando instalações modernas e investindo ainda mais no conforto de seus hóspedes. Situado a apenas 150 metros da praia do Mucugê e com vista para o mar, o hotel reabriu as portas recentemente.

“Ingressar na Associação Roteiros de Charme significa um passo muito importante para o hotel. Estamos juntos de hotéis e pousadas selecionados, que buscam atenção aos detalhes, paixão em servir, conforto e exclusividade”, comenta Patricia Livramento, gerente do hotel.

Por fim, o Beija Flor Exclusive Hotel & SPA, localizado em Tibau do Sul (RN), é cercado pela natureza. São pelo menos 4 mil plantas de 160 espécies diferentes, além de possuir um orquidário e horta orgânica, reforçando o compromisso do hotel com a preservação ambiental.

“Não somos só um hotel, mas sim um conceito. Fazer parte da associação significa oferecer aos hóspedes algo de exclusivo e único na hotelaria”, explica Emilio Moroni, proprietário do empreendimento.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Associação Roteiros de Charme