O turismo do estado de São Paulo ganhará mais reforços após o governador João Doria assinar o decreto de criação do projeto de rotas cênicas. O texto, publicado no Diário Oficial do dia 5 de abril, prevê a implantação de intervenções nas estradas paulistas para que as rodovias sejam parte da experiência do viajante, e não apenas um caminho até o destino.

O projeto teve início em 2019 com a ideia de aproveitar as estradas do estado e suas paisagens naturais. Visando incentivar o turismo rodoviário, que ganhou ainda mais adesão com a pandemia, as rotas cênicas serão implementadas em rodovias com menos fluxo de automóveis.

“São Paulo possui um sistema arterial que leva desenvolvimento para todo o estado, mas também tem rodovias mais intimistas, que cortam regiões belíssimas, porém pouco apreciadas pela falta de infraestrutura de apoio para que a viagem não seja apenas do ponto A ao ponto B, mas sim uma experiência agradável com as paisagens sendo reveladas a cada curva, a cada elevação, a cada ponto de observação. A ideia é incentivar esse turismo rodoviário, criando atração onde antes havia apenas uma passagem”, explica Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do estado em entrevista ao Hotelier News.

De acordo com Lummertz, as rotas cênicas serão divididas em quatro regiões: Vale do Ribeira, Mantiqueira, Circuito das Águas e Litoral Norte. O governo ainda não definiu o orçamento total do projeto pelo fato de São Paulo ter um vigoroso processo de investimento e de concessão de rodovias.

“No caso de concessão, por exemplo, o que se estuda é colocar a implantação dessa infraestrutura de rotas cênicas como parte das obrigações do concessionário. O que não é necessariamente um peso, já que junto vem a possibilidade de exploração comercial, o que torna melhores as rodovias. E no caso dos investimentos do estado, o que se estuda é como otimizar esse investimento. Novo exemplo: se houver a reforma de um determinado trecho, pode-se incluir a instalação de um ponto de apoio ou um mirante nessa obra, evitando assim a necessidade de uma intervenção específica e que poderia custar mais”, destaca o secretário.

E, sendo São Paulo um dos estados com maior fluxo de veículos nas estradas, Lummertz afirma que o impacto no trânsito foi uma das primeiras preocupações na criação do projeto. ”E por isso as rotas cênicas consideram as rodovias locais, menores, que distribuem o fluxo de carros entre as regiões. São rodovias que revelam as belezas e nuances geográficas. Exemplificando, pelo oposto: a Castelo Branco é rodovia de grande fluxo e fundamental para a ligação de todo o Oeste do estado, corta trechos onde o foco deve ser a distribuição em grande volume. Porém, a partir dela saem rodovias menores e, portanto, com menor fluxo, e maior riqueza natural e paisagística”.

rotas cênicas - vinicius lummertz

                                       Lummertz destaca as rotas como parte da experiência do viajante

Rotas cênicas: estrutura de apoio

Para incentivar o turismo, a Secretaria também planeja incorporar às rotas cênicas estruturas de apoio como mirantes, estacionamentos, skywalks (passarelas elevadas) e paradouros. “Regiões diferentes, estruturas diferentes ou, pelo menos, adaptadas de forma a aproveitar ao máximo tudo o que a natureza já oferece. Em comum, podemos citar paradouros, com infraestrutura de apoio, um descanso seguro de uma viagem mais longa, com alguns serviços de apoio que revelem e valorizem a produção local – culinária e artesanato, por exemplo”, pontua Lummertz. “Porém, a decisão sobre a implantação ou não deve obedecer o rigor técnico, justamente o que começar agora, a partir da formalização publicada no Diário Oficial”, complementa.

Além de estimular o turismo rodoviário, as rotas cênicas devem beneficiar também outros players do setor, como é o caso da hotelaria, gastronomia e comércio local. “Rotas mais convidativas incentivam as viagens e levam mais turistas para regiões eventualmente pouco exploradas pela hotelaria. Entendemos que haverá um aumento das viagens, gerando uma consequência positiva de maior necessidade de hospedagem, assim como de restaurantes, de locação de veículos, de atrativos locais e de guias”, salienta o secretário.

Para finalizar, Lummertz ressalta a importância do projeto no atual momento do mercado. Diante das tendências apontadas nos últimos meses, turistas darão preferência para viagens de carro e de curta distância. “E nisso a qualidade das rodovias do estado é fundamental. As obras das rotas cênicas, com a implantação de serviços, ainda não começaram, mas no Vale do Ribeira, por exemplo, como parte do projeto Rotas Turísticas – que vai além das cênicas – fizemos o mapeamento e já divulgamos as rotas gastronômicas dessa região tão peculiar no nosso estado. Isso dá segurança ao viajante, além de ser um incentivo a conhecer novos destinos”.

(*) Crédito da capa: Circuito Litoral Norte de São Paulo

(**) Crédito da foto: Divulgação/Setur-SP