Após explicitar a situação da hotelaria no Amapá, o Hotelier News chega agora a Roraima, terminando sua viagem pela região Norte do Brasil. Com a estratégia de reduzir impostos e unir forças entre empresários e indígenas, o estado mantém o turismo vivo com viajantes de negócios na capital e de lazer em atrações do interior. No entanto, de acordo com João Batista, presidente da ABIH-RR, o fluxo turístico tem diminuído em razão da segunda onda da pandemia no país.

Com aproximadamente 75 empreendimentos hoteleiros, sendo 25 hotéis e 50 pousadas, o dirigente afirma que o estado teve um boa retomada entre agosto e dezembro de 2020. Mesmo assim, apesar de não ter registrado nenhum fechamento definitivo de meios de hospedagem até o momento, Roraima voltou a ter problemas este ano.

“Neste período de cinco meses, quando o número de casos e mortes pela Covid-19 começou a diminuir, tivemos uma ocupação sempre em torno de 50% e 80%, com destaque para a capital Boa Vista no turismo de negócios e a região da Serra do Tepequém, no lazer. No estado como um todo, alguns hotéis chegaram a atuar na capacidade máxima permitida para o momento”, diz Batista. “Depois disso, com o agravamento da pandemia após um Ano Novo com pouco isolamento social, a ocupação não passa de 60% nesse início de 2021”, complementa.

Segundo informações da Universidade Johns Hopkins, que fornece informações da pandemia ao Google, entre 19 de fevereiro e 4 de março de 2021, Roraima registrou 4.703 mil casos da Covid-19. Ao todo, desde março do ano passado, são pouco mais de 83 mil casos no estado, com aproximadamente 1,1 mil mortos.

Roraima: medidas restritivas

Para as próximas semanas, o presidente da ABIH-RR e proprietário do Cristal Hotel não espera muita coisa para a hotelaria roraimense. Decreto lançado na sexta-feira (26) por Arthur Henrique (MDB), prefeito de Boa Vista, definiu uma série de restrições, incluindo a proibição do uso de espaços comuns em hotéis – restaurantes, bares e piscinas – até quarta-feira (10). Mesmo assim, as medidas podem ser prorrogadas.

“Isso vai nos trazer prejuízos, pois temos que fechar o atendimento de setores como o A&B (Alimentos & Bebidas), que dão lucro aos empreendimentos. Mesmo assim, estamos confiantes em uma retomada em 2021”, pondera Batista. O dirigente citou ainda que os hotéis estão com apoio do governo do estado e da própria prefeitura. Prova disso, segundo ele, são os incentivos dados ao Turismo ao longo desse um ano de pandemia, incluindo redução no ISS (Imposto sobre Serviço) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Por fim, Batista cita o entendimento dos indígenas da região com a prefeitura e governo como essencial para o caminhar do Turismo. “Todos estão se mobilizando para que o etnoturismo, isto é, visita turística às terras indígenas, ocorra com mais frequência. Isso deve beneficiar tanto o turismo roraimense, quanto os próprios índios, que poderão vender seu artesanato aos turistas”, avalia.

Aipana Plaza Hotel

Roraima

O Aipana Plaza Hotel fica no Centro de Boa Vista e viu a receita do A&B despencar na crise

Além da entidade que representa a hotelaria no estado, o Hotelier News também apurou a situação da hotelaria com outro representante do setor. Para Yucatan Coutinho, conselheiro do Aipana Plaza Hotel, localizado no Centro de Boa Vista, parcerias firmadas no início de 2020 impediram que o empreendimento tivesse resultados muito negativos nos primeiros meses da pandemia no Brasil.

“Tivemos melhorias significativas em abril e maio do ano passado, mas nossa ocupação caiu 35% durante 2020 e assim está até o momento”, afirma 0 executivo. Contudo, a perda mais significativa aconteceu no faturamento do A&B, que teve queda de 50% no mesmo período em paralelo a 2019. “Ainda temos esperança de um ano melhor. Fizemos adequações às mudanças, criando estratégias financeiras e padronizando a operação”, completa Coutinho.

(*) Crédito da foto: J. Pavani/Prefeitura Municipal de Boa Vista

(**) Crédito da foto: divulgação/Aipana Plaza Hotel