Nada resiste ao trabalho.

Essa frase tem um impacto enorme nas pessoas que realmente se importam com o trabalho. Emprego tem um monte por aí, a “oportunidade” – na maioria das vezes – tem uma conotação de conveniência e não de significância, aquela verdadeira vocação de todos nós.

É bem verdade que o termo trabalho só se tornou genérico no século XIV, como hoje o conhecemos, mas antes disso – de origem latina – “Tripallium” – denominação de um instrumento de tortura formado por três (tri) paus (pallium), portanto trabalhar era se torturado. Talvez ai venha o termo: nem a pau…não sabemos. O que importa é, que hoje, o significado de trabalho é de produção fruto do nosso intelecto. No dicionário Aurélio tem mais de vinte definições para o termo..

Emprego ou carreira? Dinheiro ou sucesso? Eu, particularmente, prefiro carreira e sucesso, é bem possível – suponho eu pelas minhas experiências – que a maioria pense exatamente o oposto e prefira emprego e dinheiro. É compreensível, mas é efêmero. Tudo dá trabalho, fazer as coisas bem-feitas dá trabalho, cansa, é desgastante, mas é recompensador e muito, mas muito mesmo, gratificante e alimenta a alma.

Quando digo que nada resiste ao trabalho é no sentido de que nenhuma dificuldade, por maior que seja, vence a determinação do trabalho, do foco, da realização. Nestes tempos estranhos que vivemos, os profissionais ficam à espera de uma oportunidade ou da sorte, pois bem, sorte é o encontro da oportunidade com o preparo. De nada adianta ter a oportunidade e não estar preparado, por isso que o trabalho bem-feito é importante, só ele cria as competências necessárias, forja na realidade, o nosso caráter como ser humano completo. Vivemos grande parte do nosso tempo, de nossas vidas, no trabalho. Portanto, é lógico e desejável que façamos as coisas bem-feitas em nossa jornada, quem faz mais ou menos tem resultado mais ou menos. Simples assim.

Agora com a chegada do 5G – me espanta que as pessoas não se deem conta da importância disso – uma grande e importante parte das nossas vidas vai mudar. Muitas posições presenciais serão repensadas e temos que trabalhar muito para acompanhar as mudanças em nossas vidas profissionais, até nisso o trabalho é importante: manter o trabalho. Por isso, aprenda rápido que o emprego é temporário, mas a carreira é para a vida inteira e ela – a carreira -, é fundamental que seja forjada em nossa real vocação, só assim faremos melhor e sempre, independente dos avanços tecnológicos que venham por aí.

As tecnologias embarcadas no comércio, por exemplo, já dão uma noção bastante clara de como será (ou já é?), a nossa vida no dia a dia; para ter uma ideia disso, visite esse link que reporta como funciona um supermercado sem caixas, isso mesmo, supermercado sem caixas da Amazon Fresh, matéria que pode ser conferida aqui. No final da década passada a Amazon lançou a Amazon Go (veja aqui como funciona) , que foi a loja teste para introdução.

dos supermercados 100% automatizados. Dentro da indústria de hospitalidade temos a implantação lenta destas ferramentas que já são, digamos, “ultrapassadas” no varejo e que começamos a introduzir em nossos hotéis como o check-in e check-out 100% automatizados. Um exemplo da mesma indústria, irmã do turismo, a aviação, já usa há tempos o conceito “self bag drop”, mas agora a novidade é que também nos voos nacionais o procedimento passará a ser adotado, pelo menos é o que a Latam anunciou em fevereiro deste ano (ver reportagem aqui).

Estes e outros exemplos como o carro voador da Embraer prometem revolucionar o meio de transporte nos centros urbanos, num princípio com motoristas e em breve totalmente autônomos.

O cerne deste artigo é motivar o leitor a refletir sobre o futuro do trabalho – no seu trabalho -, já que muitas alternativas serão colocadas sobre a mesa de decisões de nossas carreiras (e não de empregos). Para quem busca uma colocação, para quem lidera equipes e para quem é dono do seu próprio negócio, a reflexão é válida. Mas uma coisa todos nós temos em comum: é impossível ficar sem um trabalho. Nem precisaria dizer que estar antenado sobre o quê virá no curto, médio e longo prazos, passou a ser requisito básico e imprescindível para o nosso desenvolvimento, sem informação (e de qualidade) ficaremos desorientados nesse meio tão agitado do mercado de trabalho.

Para a nossa própria felicidade e saúde (inclusive mental), é fundamental acordar pela manhã e termos – porque só você pode fazer isso por você – a energia para vencer as dificuldades, confiantes de que nada resiste ao trabalho.

Ronaldo Albertino está há 38 anos na indústria hoteleira, atualmente é diretor da HotelCare, com atuação em desenvolvimento hoteleiros e relacionamento com investidores. Participou no desenvolvimento, implantação e pré-operação de mais de 30 projetos hoteleiros no Brasil e exterior. Ex-professor de graduação e pós no SENAC CEATEL, com cursos de especialização na ISAE/FGV. Especialista em criação, desenvolvimento, implantação e operação de marcas hoteleiras.

(*) Crédito da foto: divulgação/Ronaldo Albertino