É fato, a pandemia está aí, somos reféns de um mercado que parou. As pessoas pararam, as empresas pararam, os eventos pararam e a hotelaria sofre com tudo isso, e consequentemente o entretenimento é afetado de maneira nunca vista.

E qual a saída? O que esse período nos ensina? Como podemos nos manter presentes em um mercado que está parado? Um mercado que teve sim um lampejo de esperança, que durou em alguns casos, 9 meses. De junho a março, muitos hotéis, pousadas e resorts tiveram a oportunidade, mesmo que com a ocupação limitada a 30%, de manter parte da equipe e parte dos seus clientes atendidos, mesmo com protocolos rígidos e lidando com todo tipo de “terrorismo” vindo de oportunistas que denunciaram trabalhadores, todos os dias. Mas agora, nem isso é possível, devido a pior fase da pandemia em nosso país.

Mas enfim, como nos manter vivos quando não há hóspedes, como nos manter vivos com o hotel fechado ou com ocupação bem restrita e limitada?

Eu acredito que o maior ensinamento dessa pandemia, é que existem métodos de entretenimento digitais, que é uma maneira que poucas redes ou hotéis estavam utilizando para promover sua programação de entretenimento de uma maneira efetiva, não só isso, mas para promover seus serviços, seu quadro de pessoas, profissionais que estão ansiosos para que tudo isso passe e possam exercer seu ofício, sua arte, seu dom.

Portanto, mãos a obra HOTELARIA! Mostre para as pessoas que estão em casa do que vocês são feitos, que não são só um monte de paredes, mesas, camas e piscinas.

Que existem pessoas maravilhosas aí dentro, mostre sua cara de uma maneira profissional, abra um canal de comunicação com seus clientes mostrando coisas que para nós são simples, que fazem parte da nossa rotina. Mas aos nossos hóspedes muitas das vezes, nos fazem ser especiais como por exemplo, uma série de dicas de brincadeiras e jogos que as pessoas podem realizar com suas crianças em casa.

Contudo, mostre de uma maneira ativa, participativa: abra uma live de gincana, uma live para que possam juntos fazer uma oficina da moda, tie-dye, slime, barangandã, enfim, alguns desses nomes podem não ser familiares a você que está lendo essa matéria, mas tenho certeza que sua equipe de Recreação saberá mostrar como fazer, e fazendo isso online, com uma divulgação prévia para seus hóspedes, fará com que sua marca siga viva na memória e que aumente o desejo de estar presente no seu hotel, vivendo essa magia do entretenimento.

Ofereça mais que isso, ofereça uma programação de atividades a seus hóspedes, um alongamento pela manhã, uma aula de yoga ou dicas dadas pela nutricionista do hotel sobre alimentação saudável, dica de gastronomia com seu chef, associe isso à outras áreas, como a governança, ensine como se envelopa uma cama, como se tira uma determinada mancha, como se monta uma escultura com toalhas, enfim, use sua criatividade, mantenha sua imagem viva junto aos seus hóspedes, aproveite as temáticas e abuse de oficinas e dicas, como por exemplo:

Dia das Mães – Oficina de porta joias, pintura em gesso, sabonete decorado, oficina de jardinagem, desafio de ginástica;
Corpus Christi – Piquenique de festa Junina com pipoca, paçoca, chapéu de palha, oficina de bandeirinhas, balões decorados, aula de forró, desfile caipira, quadrilha;

Use e abuse da criatividade e esteja sempre em conexão com seu cliente, seja mais ativo nas redes sociais, crie enquetes, desafios, promoções, shows online, festa ao vivo – use sua equipe de recreação para promover uma tarde de atividade.

Use sua equipe de profissionais em diversas áreas, que foram selecionados com um nível de exigência altíssimo para prestar serviço direto para a imagem do seu produto, para manter e até ampliar sua conectividade com seu cliente, aumentando suas vendas e o desejo de estar juntos.

Proporcione uma vivência, uma experiência. Isso, sem sombra de dúvida, fará toda a diferença.

Quanto mais departamentos estiverem envolvidos nesse projeto, mais seu cliente se sentirá parte do seu empreendimento e isso será decisivo na decisão do seu destino quando tudo isso passar.

Não use a PANDEMIA como desculpa, ela é um fato.

Aproveite essa oportunidade de criar linhas de comunicação e entretenimento com seu cliente, que só irão aumentar seu engajamento, e no momento de retorno, esse canal será mais uma forte estratégia comercial do seu produto.

Ouse, inove, SEJA PRESENTE e GERE EXPERIÊNCIAS. Seus clientes vão amar!

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Rodrigo Ramos, conhecido como Rodrigo Bocão, é empresário no segmento de Entretenimento Hoteleiro, Eventos e Mkt Digital. É formado em Hotelaria, Teatro, Coach Criacional e Practioner em PNL. Há mais de 20 anos trabalha e vive o mercado de entretenimento hoteleiro. Contabiliza, em sua carreira, mais de 22 produtos hoteleiros entre gestão, implantação, treinamento, consultoria e mentoria como Bourbon Atibaia, Beach Class Resort, Mavsa Resort, Malai Manso Resort, eSuites Itá Resort, Salinas Park Resort, Salinas Exclusive Resort, Quality Resort Itupeva, Wyndham Resort Olímpia,
Barretos Coutry Resort e Ocean Palace Resort

(*) Crédito da foto: Arquivo Pessoal/Rodrigo Ramos