No que aparenta uma “falha” na comunicação dentro do governo do RJ, foi divulgada hoje (24) uma peça publicitária promovendo o turismo no estado. O que espanta, neste caso, é o fato da promoção acontecer dois dias antes do início do ‘feriadão’ que dura até o domingo de Páscoa (4), e tem como função principal combater a escalada do número de casos da Covid-19 na região. Além disso, cidades como Rio de Janeiro e Niterói, entre outras, já anunciaram ações mais enérgicas para conter o avanço da pandemia. As informações são do G1.

A peça conta com uma pessoa no papel de turista usando uma máscara de mergulho na praia. Ao lado, a manchete principal diz “Use máscara. Você pode voltar a viajar pelo Rio de Janeiro”, em letras maiores. Abaixo de um selo “Rio de Janeiro Turismo Consciente”, a mensagem transmitida é:

“Chegou a tão esperada hora de arrumar as malas e pegar a estrada. As cidades fluminenses estão preparadas para receber os turistas de todo o Estado. Aproveite com consciência: lave as mãos em uma cachoeira. Para evitar aglomeração, escale uma montanha e faça uma trilha. Visite lugares históricos, mas respeite o distanciamento. E continue usando máscara. Mas use também uma de mergulho em uma praia paradisíaca”.

Mesmo reforçando algumas práticas de segurança e higiene, a ação não demonstra linearidade com medidas de isolamento e prevenção propostas pelo governador Cláudio Castro (PSC). Este, por sua vez, chegou a apresentar preocupação dos cariocas se dirigirem ao interior e outras regiões do estado.

RJ: cenário da pandemia

Dados da Universidade Johns Hopkins, que fornece informações da pandemia ao Google, mostram um total de 626.661 mil casos no Rio de Janeiro, contabilizando 35.331 mil mortes até ontem (23). A média de novos casos diários chega a 3.201 mil.

Em nota oficial, enviada pela Assessoria de Comunicação do estado, o governo disse:

“A publicação do anúncio da campanha Turismo Consciente na edição extra do Diário Oficial de hoje foi resultado de uma falha técnica na Imprensa Oficial. A mesma não será mais utilizada nos materiais atuais. A campanha foi idealizada em setembro do ano passado e veiculada nos meses de outubro e novembro”.

(*) Crédito da foto: Gabriel Rissi/Unsplash