Na hotelaria carioca, o feriadão registrou números expressivos. De acordo com levantamento divulgado hoje (25) pela ABIH-RJ e pelo HotéisRIO (Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro), os hotéis da capital fluminense registraram ocupação de 81%. O número supera os 78% previstos pelas entidades para o período.

Os bairros da Barra da Tijuca e São Conrado encabeçam a lista de regiões mais procuradas pelos turistas, com 82,73%. Em seguida, aparecem Ipanema/Leblon, com 82,36%. Leme/Copacabana ocupam a terceira posição, chegando a 80,26%. Em quarto, estão Flamengo/Botafogo, com 78,19%; e por último, o Centro, com 76,16%.

Principais mercados emissores

O levantamento aponta ainda que São Paulo e Minas Gerais aparecem como os dois principais mercados emissores de turistas para o feriado. O próprio Rio de Janeiro aparece em terceiro, seguido de perto pelo Espírito Santo. Casais e famílias respondem pela maior parte da demanda, seguidos por visitantes sozinhos e grupos.

Entre as faixas etárias, o primeiro lugar foi ocupado por pessoas entre 31 e 40 anos, seguidos pelos de 41 a 50, 51 a 60 e 31 a 30. Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, enfatizou a importância do Carnaval para a economia da cidade. Em 2020, a festa foi prestigiada por 2,1 milhões de turistas, que movimentaram R$ 4 bilhões, segundo dados da Riotur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro).

“Após dois anos sem desfiles nem blocos, o público já estava ansioso para aproveitar a Cidade Maravilhosa e sua maior festa”, completa.

(*) Crédito da foto: Poswiecie/Pixabay