Mesmo sem um Carnaval oficial na cidade, muitos turistas viajaram ao Rio de Janeiro para aproveitar o “não-feriado”. Dados divulgados pelo Hotéis Rio (Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro) mostram que essa boa movimentação de visitantes se refletiu na ocupação dos hotéis, que chegou a 63%. Positivo diante da situação atual, o resultado está muito abaixo do ano passado (93%).

Na primeira prévia para a data, divulgada em 2 de fevereiro, a Hotéis Rio previa uma ocupação de 41%. Vale destacar também que as festividades de rua e no Sambódromo foram canceladas pelo prefeito Eduardo Paes, em decisão que teve apoio do sindicato. Até então, o Carnaval estava previsto para ser realizado em julho.

As regiões de Ipanema/Leblon (70%), Leme/Copacabana (64%) e Flamengo/Botafogo (63%) lideraram a preferência dos turistas. Um pouco mais abaixo vieram os bairros de Barra/São Conrado/Recreio (60%) e Centro (56%). Segundo a Hotéis Rio, o período de aferição dos números foi de 12 a 15 de fevereiro e alguns hotéis chegaram a registrar picos de ocupação de 65% a 80%, com outros tendo lotação.

Hotéis Rio: perfil do público

Cerca de 95% dos visitantes têm procedência do mercado nacional, informa a entidade. Os principais mercados emissores são São Paulo e Minas Gerais, além do interior fluminense, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Além disso, boa parte do público era formado por casais ou famílias. No mercado internacional, os 5% dos turistas são de norte-americanos, seguidos por argentinos e chilenos.

“O balanço positivo da nossa ocupação reflete que, mesmo sem a grande festa de Carnaval, a cidade do Rio, suas belas praias e diversidade de atrativos turísticos foram o que fizeram a diferença para a hotelaria carioca neste ano sem folia”, comenta Alfredo Lopes, presidente do Hotéis Rio.

(*) Crédito da foto: Rafael Moraes/VEJA.com