Sem incluir hotéis à lista, a prefeitura do Rio de Janeiro informou a obrigação da população apresentar certificados de vacinação para entrar em alguns estabelecimentos. A medida visa dar maior segurança à reabertura econômica na cidade, colocando a ação em prática a partir de quarta-feira (1). As informações são da Agência Brasil.

A regra é válida para academias, piscinas, centros de treinamento, clubes, estádios e vilas olímpicas. Em relação aos ambientes turísticos, a novidade também inclui museus, galerias, circos, salas de concerto, atividades de entretenimento em geral, cinemas, teatros, pistas de patinação, aquários, parques de diversões. A certificação também será exigida em convenções e feiras comerciais.

A medida segue o cronograma de imunização estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio. Isto, então, representa que aos que já podem tomar a segunda dose, o certificado deve comprovar ambas aplicações. Aos que ainda se vacinarão completamente, o documento pode conter a primeira dose somente.

A ação vai de encontro com medidas semelhantes de São Paulo e Ceará.

Rio de Janeiro: como comprovar?

Como comprovante de vacinação, a prefeitura do Rio cita duas possibilidades: o documento emitido pela Secretaria Municipal de Saúde ou o que está disponível na plataforma Conecte SUS, que pode ser obtido pela internet. A cobrança será obrigação do estabelecimento, com fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal.

Além disso, no Rio de Janeiro, também será exigido o comprovante de vacinação para inclusão e manutenção de pessoas no programa de transferência de renda Cartão Família Carioca. A exigência do certificado também será feita para quem quiser realizar cirurgias eletivas nos serviços públicos e privados de saúde e nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

(*) Crédito da foto: Mufid Majnun/Unsplash