Com o feriado da Proclamação da República (15) se aproximando e com a flexibilização proporcionada pelo aumento no ritmo da vacinação contra a Covid-19, entidades do setor hoteleiro do Rio de Janeiro preveem boa ocupação para o período. De acordo com a ABIH-RJ e HotéisRio, a estimativa é de 95% do inventário vendido.

Ainda segundo os dados divulgados, caso a expectativa se concretize, será o melhor resultado da hotelaria carioca em feriados prolongados este ano, à frente de outras datas relevantes como Dia da Independência, que registrou 85,70%, e Dia dos Finados, com 85,66%.

A pesquisa aponta que as competições Maratona e Meia Maratona do Rio, que serão realizadas nos dias 12 e 15 de novembro, influenciaram na subida da taxa de ocupação dos hotéis da cidade de forma bastante heterogênea, com alguns hotéis registrando aumento de até 50% e outros com aumento variando de 10% a 30% de crescimento.

As entidades, que esperam 100% de ocupação para o Réveillon, apontam que, em relação à demanda para a Maratona, os hotéis do Centro e bairros como Flamengo e Botafogo aparecem com percentuais mais elevados, principalmente os da primeira região, em função pela proximidade com o circuito e tarifas mais baixas, influenciadas pela competição, que deve receber 20.114 atletas, sendo 101 (0,5%) estrangeiros, 6.470 (32%) de fora do estado e 13.543 (67%) fluminenses.

Entre as regiões mais buscadas pelos turistas em geral, estão Ipanema/Leblon (97,17%), Centro (95,53%), Flamengo/Botafogo (94,77%), Barra da Tijuca/São Conrado (94,26%) e Leme/Copacabana (94,10%).

Já em relação ao interior do estado, a média de quartos reservados é de 73%. Entre os municípios mais buscados pelos turistas, estão Arraial do Cabo (85%), Miguel Pereira (85%), Itatiaia/Penedo (80%), Rio das Ostras (77%), Petrópolis (76%), Macaé (75%), Teresópolis (73%), Angra dos Reis (65%), Vassouras (64%) e Nova Friburgo (55%).

Ainda em relação à origem dos turistas, os brasileiros continuam a responder pela maior parte da demanda, liderada pelo estado de São Paulo e seguido por Minas Gerais e Espírito Santo.

Quanto ao perfil dos hóspedes, o ranking é constituído por casais, famílias, visitantes individuais e grupos, destacando-se os turistas de 41 a 50 anos. Os 2% de hóspedes estrangeiros são provenientes dos EUA, seguidos por Argentina, Chile e Colômbia.

Rio: hotéis têm boas expectativas

Rayane Goes, gerente geral do Tulip Inn Ipanema, informa que o empreendimento está com perspectivas bastante otimistas para a ocasião. “De amanhã (12) a domingo, estamos com ocupação de 100%, percentual que já vem se mantendo desde o início de outubro. Como o feriado do dia 15 é no início da semana, as pessoas vêm com o objetivo de aproveitar bem o sábado e o domingo, retornando para casa na segunda-feira. Em relação à faixa etária, neste feriado iremos receber, principalmente, pessoas jovens, de 30 a 40 anos”, confirmou em contato com a reportagem do Hotelier News.

Mônica Aguiar, gerente geral do Copa Sul Hotel, em Copacabana, afirma que a propriedade prevê ocupação de 99% para o sábado (13) e 97,6% para o dia seguinte. “Para o feriado, temos turistas vindos principalmente de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, sendo a maioria hóspedes de lazer e uma fatia que virá para a Maratona do Rio”, ressalta.

(*) Crédito da foto: chulhwan/Pixabay