O inverno chegou e a busca por destinos mais frios aumentou no Rio de Janeiro, como mostra a ABIH-RJ (Associação de Hotéis do Rio de Janeiro). Segundo levantamento da entidade, a ocupação hoteleira das regiões mais frias do estado está em 60,4% na média geral.

Em municípios como Petrópolis (Serra Verde Imperial) e Conservatória (Vale do Café), o índice chegou em 75%. Além disso, outras cidades como Vassouras (70%), Itatiaia (55%), Teresópolis (50%) e Nova Friburgo (37,5%) também tiveram boa ocupação.

Para a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), os números só reforçam que a busca pelo interior do Estado é tendência, uma vez que, durante o cenário de pandemia, os registros de aumento na ocupação hoteleira têm sido frequentes. Com a restrição de viagens, os turistas têm procurado destinos próximos, que sigam os protocolos do Turismo Consciente RJ.

Rio de Janeiro: trabalho do turismo

De acordo com Gustavo Tutuca, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, o resultado de julho reflete o trabalho da Setur-RJ. Entre as ações, ele destaca capacitações e o diálogo com o trade para atender demandas e auxiliar empresários.

“A ideia é fortalecer o interior do Rio de Janeiro como destino turístico, conversando com municípios. Nosso foco é preparar o estado para a retomada e ver cidades como Petrópolis chegando a 75% de ocupação hoteleira é a certeza de que estamos no caminho certo”, diz.

Além disso, o executivo pontua o trabalho de conscientização dos protocolos de segurança e o turismo de proximidade como estratégias para manter a melhora do setor.

Já Paulo Michel, presidente da ABIH-RJ, cita o Férias RJ como projeto importante no fomento ao turismo interno. “O estado do Rio de Janeiro tem muitas belezas a serem exploradas ao longo de todo o ano. Ações como o Férias RJ, assim como nosso programa de capacitação de operadores de viagens — ProCap — são fundamentais para fomentar o turismo no interior e acelerar a retomada do setor”, conclui.

(*) Crédito da foto: Willian Justen/Unsplash