O estado do Rio de Janeiro informou hoje (4), em decreto, a prorrogação das medidas restritivas até 18 de maio. A ação visa o combate à propagação da covid-19 na região, mantendo a suspensão de eventos que geram aglomeração. As informações são da Agência Brasil.

No âmbito estadual, hotéis e pousadas, academias, galerias, vendedores ambulantes autorizados e comércio urbano em geral podem trabalhar com 40% da capacidade. Enquanto isso, salões de beleza, barbearias podem atuar com agendamento prévio dos consumidores.

Para bares, restaurantes e outros empreendimentos do tipo, a lotação máxima permitida vai, igualmente, até 40%. Os shoppings centers estão incluídos nisso. As feiras livres precisam respeitar os padrões de distanciamento social (1,5 metro) entre barracas, além de oferecer produtos de higiene aos clientes.

As restrições permitem também o acontecimento de eventos de negócios, feiras, exposições, eventos corporativos, congressos, encontros, seminários, conferências e workshops. A condição é respeitar a capacidade permitida e estabelecer protocolos sanitários de segurança.

Para o futuro, a Setur-RJ sustenta planos de apostar no turismo de proximidade no estado do Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro: mais orientações

O estado do Rio de Janeiro continua a vetar atividades como casas de show, espetáculos, boates, arenas, espaços de recreação e casas de festa infantis. Além disso, rodas de samba, rodas de rima, atividades em quadras de escola de samba e nas sedes dos blocos carnavalescos também estão proibidas.

Com a condição de planejar acessos e saídas, cinemas, museus, bibliotecas, galerias de arte, zoológicos e salas de concerto podem funcionar até às 22h.

É obrigatório que máscaras sejam utilizadas em locais de acesso público, incluindo transporte coletivo, ruas, parques e hospitais. Em ambientes privados, supermercados, farmácias e bancos também devem seguir a normativa.

A capital fluminense segue com as restrições municipais até 10 de maio.

(*) Crédito da foto: Tânia Rego/Agência Brasil