Em audiência pública online com a comissão de turismo da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), o secretário da pasta, Gustavo Tutuca, apresentou ações para fomentar a atividade turística no estado do Rio de Janeiro. A principal delas consiste no ‘turismo de proximidade’, apostando em emissores próximos como São Paulo (capital e interior), Minas Gerais e Distrito Federal.

Para motivar o deslocamento dos turistas, Tutuca explica que a Setur-RJ (Secretaria de Turismo) atuará com campanhas de divulgação em quatro frentes. Assim, a marca “RJ” será repercutida nos destinos citados por meio de workshops, ativações em shoppings, flashmobs e mídias digitais.

“O turismo de proximidade é o que atrai mais visitantes. Sendo assim, capital, serra e litoral do estado possuem uma série de atrativos. As cidades oferecem infraestrutura de excelência para receber os visitantes com segurança, seguindo as normas sanitárias vigentes”, afirma Tutuca. A capital, por exemplo, flexibilizou algumas medidas restritivas na última sexta-feira (9).

Também durante a reunião, ele ressaltou a importância turística do Rio. Para o secretário, a diversidade de recursos e a curta distância entre atrativos demonstram a força da região no mercado.

Rio de Janeiro: outras ações

Em conjunto com Sergio Ricardo de Almeida, presidente da Turis Rio, o secretário apresentou o Plano Turismo RJ+10 anos. Nele, as ações propostas são voltadas a competitividade do Rio de Janeiro frente concorrentes internacionais.

A reportagem do Hotelier News apurou com a Setur-RJ que a etapa de longo prazo é inspirada no modelo de turismo em São Paulo e ainda está no começo do desenvolvimento, sem detalhes até o momento.

Além disso, outros sete programas foram colocados à comissão:

  • “Rio de Janeiro Turismo Consciente”;
  • “Rio, o seu melhor Presente”;
  • “ArtCred RJ”;
  • “Passaporte do Cicloturismo”;
  • “Portal Turismo RJ”;
  • Projeto de sinalização turística;
  • Capacitação dos gestores públicos em parceria com o TCE (Tribunal de Contas do estado do Rio de Janeiro).

Almeida lembrou ainda que a entidade que preside pode servir ao turismo fluminense como “braço operacional” no interior. “Nós temos contato diário com representantes do setor nesta região e isso agilizará ações integradas. A meta é estender o tempo de permanência dos turistas no estado”, complementa.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Alerj