De acordo com uma pesquisa divulgada hoje (19) pela ABIH-RJ e HotéisRIO (Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro), a previsão de ocupação na capital fluminense para o “segundo Carnaval” é de 78%. Porém, ainda há expectativa de que o indicador chegue a 85% no período, conforme observado no relatório da última semana.

Ainda segundo o levantamento, Barra da Tijuca e São Conrado aparecem como as regiões mais procuradas da cidade (80,60%), seguidas de perto por Ipanema/Leblon (79,29%). Leme/Copacabana aparecem na terceira posição (77,64%), Flamengo/Botafogo na quarta (72,09%), e o Centro ocupando a última posição (71,28%).

Já no interior do estado, o cenário é ainda mais otimista. Na região, as entidades esperam ocupação de 90,26%. A lista de destinos mais procurados é encabeçada por Arraial do Cabo (96,80%). Cabo Frio e Armação de Búzios ocupam o segundo lugar, com 93,40%; Paraty aparece na terceira posição com 92%; Itatiaia, Penedo e Macaé empatam com 91,50%; em seguida, aparecem Miguel Pereira (91,40%), Teresópolis (91%), Angra dos Reis (90%), Vassouras (88,70%), Valença/Conservatória (88,10%), Rio das Ostras (87,20%) e Petrópolis (80,20%).

Turismo doméstico alavanca indicadores

A pesquisa aponta ainda que os turistas domésticos respondem por 86% das reservas hoteleiras. Neste cenário, São Paulo aparece como principal mercado emissor, seguido de perto por Minas Gerais e o próprio Rio de Janeiro.
A previsão reforça a possibilidade de “dobradinha” de altas ocupações na hotelaria. No Carnaval de fevereiro, a hotelaria carioca teve ocupação de 82,16%. A alta nos indicadores em ambas as datas, inclusive, já era apontada anteriormente pelo setor hoteleiro.

Em entrevista ao Hotelier News, Daniela Duregger, gerente Comercial do Zarpo – parceiro de redes como Iberostar, Vila Galé, Bourbon e Hilton – apontou que a maioria dos hotéis desenvolveu atividades e atrações para ambas as datas, como blocos de Carnaval e festas temáticas, contribuindo para elevar o interesse dos turistas.

A pesquisa também mostra um processo gradual de recuperação da demanda estrangeira no Rio. Para o período, turistas vindos de outros países representam 14% das reservas, a maioria vinda dos EUA. Em seguida, aparecem os vizinhos Argentina, Chile e Colômbia entre os principais mercados emissores.

“Acreditamos que os números de ocupação devam aumentar ainda mais na capital. Nossa expectativa é de que, até o dia do início das festividades, haja elevação no indicador. Após dois anos sem desfiles e blocos, o público quer voltar a desfrutar dos encantos da Cidade Maravilhosa”, finaliza Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO.

(*) Crédito da foto: gabyps/Pixabay