A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio do Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19, desobrigou o uso de máscaras em locais fechados. Com a decisão, a Cidade Maravilhosa passa a ser a primeira capital do país a adotar a medida, que passa a vigorar a partir de hoje (7), com a publicação do decreto pelo prefeito Eduardo Paes. Além disso, a exigência do chamado passaporte vacinal também deverá ser derrubada após 70% da população estiver vacinada com a dose de reforço, revela o Globo. Até o momento, 54% da população carioca acima de 18 anos tomou a dose de reforço.

A decisão unânime aconteceu após reunião de mais de duas horas entre os 12 membros do comitê. Segundo Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde, todos os locais, de escolas a hospitais,  não poderão mais exigir o item de proteção, mas as pessoas ainda poderão optar por continuar usando.

“Recomendamos que as pessoas que tenham comorbidades, os não vacinados e com imunossupressão, utilizem as máscaras, assim como as pessoas que estão com sintomas da Covid-19”, pontua.

“Fica desobrigado o uso de máscaras para o acesso e permanência de indivíduos nas dependências de estabelecimentos industriais, comerciais e prestação de serviços, bem como os órgãos públicos municipais e os demais locais, ambientes e veículos de uso restrito ou controlado”, diz trecho do novo decreto.

Números da Covid no Rio

Para justificar a decisão, Soranz apresentou números da doença na cidade. Segundo os dados divulgados pelo secretário, a taxa de contaminação é de 0,51% e a de internação, 0,9%. Ao todo, apenas 46 pessoas estão internadas com Covid-19 nos hospitais cariocas. Ele também destacou a recuo significativo do número de mortes.

“Vale destacar alguns pontos, como o número de casos de morte, pois há uma queda importante. Considerando o panorama atual, temos a menor taxa de contaminação desde o início da pandemia. Hoje, de cada 100 pessoas que fazem o teste, menos de 5% são positivadas”, destaca.

Setor hoteleiro manifesta apoio à medida

O HotéisRIO (Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro) demonstrou apoio à decisão da prefeitura carioca. Segundo Alfredo Lopes, presidente da entidade, o setor sente alívio ao constatar a queda da curva de contaminação.

“Acreditamos que a prefeitura está realizando uma gestão responsável na pandemia, baseada em dados científicos, com destaque para a agilidade e eficiência da nossa campanha de vacinação”, afirma o dirigente, em nota.

“A hotelaria carioca apoiou as diversas iniciativas de proteção aos nossos hóspedes e colaboradores e sempre defendeu que a liberação gradual das atividades na pandemia deveria ser baseada nos índices de contágio. Acredito que é um momento a ser comemorado, um passo à frente rumo à normalidade. Lembrando que cada um deve continuar com seus cuidados pessoais, para seguirmos comprometidos com a retomada das atividades e o fim desta pandemia de uma vez por todas”, finaliza.

(*) Crédito da foto: pauloduarte/Pixabay