Retro 2013 Logo

Já e tradição no Hôtelier News que a última especial do ano seja a compilação de todas as notícias que foram destaque durante os 12 meses. 2014 está chegando, é o ano da Copa, e de eleições. Nosso desejo é que o Brasil consiga realizar um bom evento, abrilhantando sua imagem no cenário do turismo mundial.

Lembre-se que para ver quais são as notícias, basta clicar nas fotos.

Serviço
hoteliernews.com.br

ARTIGOS

Retrospectiva 2013 Hôtelier News tem uma novidade: a primeira notícia da série que termina no dia 30 lista os artigos mais lidos dos atuais e e ex-articulistas do site de notícias. São eles Felipe Touro, Gabriela Otto, Diogo Corrêa, Juliana Ferrer, Toni Sando, Phelipe Farah, Orlando Souza, Vagner Sardinha e João Bueno.

Os textos tratam dos mais variados temas, de dicas de ferramentas para gerenciar as redes sociais à ideia de histórias embutidas; de Business Intelligence a uma reflexão sobre normose – a doença de ser normal.

010203040506070809

JANEIRO

O ano iniciou movimentado para a hotelaria brasileira. Em janeiro, foram feitos anúncios de futuras aberturas pelo Nordeste e Sudeste do País, além de duas importantes conversões, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro.

Na Bahia, um dos grandes resorts all inclusive da região comunicou a implantação de um serviço exclusivo para as crianças. Na área de sustentabilidade social e ambiental, hotéis e resorts investiram em ações internas e externas.

Finalizando, os brasileiros registram um novo recorde viajando para um de seus destinos preferidos.

01Retro1_203050406070809

FEVEREIRO

O anúncio da construção do hotel mais alto do mundo, a expansão de uma das maiores redes internacionais no Brasil, o apoio de um renomado hotel em São Paulo para a divulgação da cultura indígena e a contratação de uma nova diretora executiva de uma das mais importantes entidades hoteleiras do País foram algumas das notícias mais importantes de fevereiro de 2013.

O segundo mês do ano registrou também a promoção de uma executiva num hotel paulistano, a criação de uma rede de hotéis no Sul do País, o primeiro evento do trade, a contratação de um novo gerente geral e a visita ao primeiro hotel internacional de uma rede brasileira.

010203040506070809

MARÇO

O terceiro mês de 2013 marcou a entrada de uma rede portuguesa no mercado dos Estados Unidos e a inauguração do menor hotel do mundo. Em março também entrevistamos um dos executivos de destaque no Estado de Santa Catarina, visitamos uma feira no Paraná e outra em São Paulo,  promovemos a entrega do tradicional Prêmio VIHP aos profissionais da hotelaria e, na Argentina, conferimos a abertura de um novo hotel de marca famosa do país

Outras notícias destaque foram as seguintes: o aniversário de 25 anos de um hotel nordestino e a chegada de uma gigante em reservas hoteleiras ao Brasil.

0102030405070809aa

ABRIL

Abril marcou a volta da jornalista Juliana Bellegard como editora do Hôtelier News e a realização do Seminário HN de Marketing e Vendas, onde aconteceu o 1º Torneio de Melhor Pudim de Hotel.

No mês do feriado de Tiradentes foram veiculados também os índices de ocupação de uma das mais importantes cidades do Brasil, os avanços hoteleiros em um país da América do Sul, a inauguração da filial de uma entidade do setor, e a realização do evento que pode se tornar o principal do trade em terras tupiniquins.

A reportagem do site foi até Miami, nos Estados Unidos, para conhecer o primeiro hotel de uma rede europeia em South Beach, e por falar em América, listamos quais são os dez hotéis mais tecnológicos daquela região.

010203040506070809

MAIO

O quinto mês do ano registrou a realização de quatro eventos ligados ao trade de turismo do Brasil, que aconteceram em Santa Catarina e São Paulo. Maio também foi marcado pelo vai e vem dos profissionais da hotelaria: contratações e promoções em um dos cinco estrelas instalados na cidade de São Paulo, e também uma contratação em um upperscale perto do Ibirapuera.

Ainda na capital paulista, o levantamento dos resultados de sua hotelaria mostra o equilíbrio entre a queda da demanda e o aumento da diária média; e, do outro lado do mundo, um luxuoso hotel oferece iPads de ouro para os hóspedes.

010203040506070809

JUNHO

O Rio de Janeiro e o Chile foram manchete no sexto mês de 2013. Na capital fluminense, foram anunciadas uma troca de bandeira e uma inauguração, além de um novo projeto no interior do Estado. Já a capital chilena ganhará cinco novas unidades de uma rede espanhola.

Na editoria Lobby, dois profissionais experientes foram destaque: um deles assumiu a diretoria comercial de uma rede baseada no Sul do Brasil; e o outro, deixando seu cargo também em uma rede sulista, opina sobre o mercado atual e os canais eletrônicos.

Junho também foi o mês no qual dois eventos discutiram investimentos imobiliários e a área de hotelaria. Para fechar algumas das notícias mais importantes, saiba qual foi a rede que anunciou sua reestruturação e expansão.

010203040506070809

JULHO

O mês de julho começou com a notícia da abertura da nova unidade de rede na região Norte; descendo no mapa e indo para o litoral baiano, uma empresa de hospitalidade assume a administração de um resort; e, falando nesse segmento, uma das gigantes norte-americanas promove o desejo em entrar nesse mercado.

Em território nordestino, uma das redes espanholas anuncia também o desenvolvimento de três empreendimentos. Na região Sudeste, uma das maiores redes brasileiras abre mais um hotel no interior fluminense, e no Sul, a reportagem visita um novo hotel-butique.

No mês das férias escolares, a maior rede do Brasil anuncia sua nova estrutura de vendas; uma alta executiva deixa seu cargo num resort e o HN traça a trajetória de um outro diretor de uma rede internacional.

010203040506070809

AGOSTO

No mês de agosto, as notícias de destaque incluem três da editoria Lobby: a saída de uma diretora de uma rede internacional para ir trabalhar em uma rede nacional, a volta de um executivo para a mesma rede, ocupando o cargo deixado por ela, e a contratação de uma nova diretora de Vendas de um resort espanhol, situado em terras nordestinas.

No oitavo mês do ano, o site entrevistou um gerente geral que está há quase 50 anos no mesmo grupo, e refez o In Loco Especial num cinco estrelas de São Paulo, após a reforma do hotel. No interior do Estado, fomos conferir um importante resort reabrir um de seus restaurantes, após uma completa renovação.

Lá na Bahia, conhecemos antes da abertura um aguardado hotel na Ilha de Itaparica, e divulgamos a discussão entre lideranças indígenas e um resort sobre um novo produto. Subindo um pouco no mapa brasileiro, o HN entrevistou a secretária de Turismo de um dos Estados que mais investem na divulgação de seus atrativos.

010203040506070809

SETEMBRO

O mês de setembro foi marcado pela realização de duas importantes feiras do trade turístico e de um workshop da maior operadora do segmento corporativo do País. Na cidade de São Paulo, a abertura de um novo hotel, após vários anos sem nenhuma inauguração, e o take over de um empreendimento foram destaque.

A chegada de uma nova marca internacional no Brasil e a visita do HN a um destino mexicano também estiveram entre as notícias mais importantes do mês do feriado da Independência.

A contratação de uma das executivas mais conhecidas do trade e a entrevista com um diretor de Marketing, de uma rede nacional, fecham as nove publicações da retrospectiva.

010203040506070809

OUTUBRO

No mês do Dia da Criança uma entidade comemora dez anos de atuação com um evento de conteúdo no Rio de Janeiro, e uma das maiores redes do Brasil assopra 15 velinhas, renovando sua identidade visual.

No Nordeste, um grupo espanhol, famoso por ser um dos melhores do segmento all inclusive, anuncia um novo resort de praia, um outro empreendimento passa por uma transformação estrutural, e vários hotéis desligam-se de uma entidade para formar um novo grupo.

Em São Paulo, conferimos a formação de mais uma turma num curso que está mudando a hotelaria nacional, e no interior do Estado, uma nova marca international é anunciada numa abertura, o mesmo acontecendo no Rio de Janeiro.

Na editoria Lobby, uma executiva assume a área comercial de uma rede baseada no Sul do Brasil.

010203040506070809

NOVEMBRO

O penúltimo mês do ano marcou a saída de uma grande rede da operação de um hotel paulistano, destino onde uma gigante do segmento de feiras adquiriu um dos melhores eventos do setor de luxo do País. No interior, as vendas de uma nova unidade pertencente a uma rede foram iniciadas.

No Sul, uma tradicional companhia hoteleira visa mais unidades com um investimento milionário e, no Nordeste, um dos mais desejados resorts do Brasil trabalha “pesado” no tema da sustentabilidade, e uma rede elabora novo posicionamento da marca. Por lá, na editoria Lobby, traçamos um perfil de um executivo de terceira geração de hoteleiros.

Para fechar as nove notícias-destaque, divulgamos uma pesquisa com o índice do número de brasileiros que optam ficar em hotéis, e visitamos, do outro lado mundo, para a editoria In Loco Especial, um empreendimento muito especial.

010203040506070809

DEZEMBRO

No último mês do ano, um dos maiores destaques foi o anúncio da assinatura de contrato para o desenvolvimento, no Brasil, de uma marca de uma grande operadora mundial, que também vendeu papéis na bolsa, batendo um recorde histórico de arrecadação.

Em São Paulo, o Hôtelier News apurou com exclusividade qual foi a operadora que fez o take over de um hotel na avenida Paulista. Ainda na Terra da Garoa, dois executivos galgaram novos desafios, e num município vizinho, saiba quem assumiu a gerência geral de um hotel de rede.

Para fechar a série da Retrospectiva HN, uma rede brasileira aposta nos carros sustentáveis. Saiba o que ela implementou em uma das fotos abaixo.

010203040506070809