Retrospectiva 2021

Chega dezembro e, como fazemos anualmente, relembramos as principais notícias do ano que se encaminha para a conclusão. É época, portanto, da Retrospectiva 2021 do Hotelier News! Temos sempre o feedback positivo de alguns leitores que as seleções são excelentes fontes de informação. Muitos deles guardam os links para consultas posteriores.

Nossa tradicional série de reportagens de fim de ano trará, a partir de hoje (14), as notícias que foram destaque no ano de 2021, que marca o início da retomada da indústria de hospitalidade depois de um 2020 que nunca será esquecido. Todos os dias, traremos nove notícias de cada um desses 12 meses.

Retrospectiva 2020: estreia dupla da Accor

Na reportagem mais visualizada de janeiro, demos um furo de reportagem, que rendeu muitas e muitas pageviews. Noticiamos que a Accor fez uma estreia dupla: a rede francesa assumiu a gestão do (agora antigo) Nobile Thermas de Olímpia. Em paralelo, embandeirou sua primeira unidade com a soft brand by Mercure. A gestão ficava com a Falcon Hotéis, franqueada homologada da maior operadora hoteleira do país.

Embora tenha perdido um hotel de seu portfólio, a Nobile Hotels & Resorts tinha motivos de sobra para celebrar em janeiro. A operadora fundada por Roberto Bertino completou 13 anos de fundação. Além disso, a empresa aproveitou as comemorações para anunciar a chegada de mais quatro unidades à rede de hotéis.

Outra notícia que movimentou o mercado foi a compra do Laje de Pedra, que fechou em maio do ano anterior em Canela (RS). Dono do empreendimento, o Grupo Habitasul negociou o hotel para uma empresa liderada por José Paim (MaxCap) e José Ernesto Marino (BSH International). Os novos donos, que desembolsaram R$ 52 milhões no negócio, anunciaram que transformariam o complexo hoteleiro em um resort seis estrelas, que seria comercializado no modelo de multipropriedades. A futura bandeira da propriedade seria anunciada meses depois, em conteúdo que certamente os leitores verão nessa Retrospectiva 2021 mais adiante.

Também em janeiro, um dos cargos mais concorridos e desejados da hotelaria nacional finalmente teve o novo dono anunciado. A Belmond confirmou o português Ulisses Marreiros como substituto de Andrea Natal no comando do Belmond Copacabana Palace. Marreiros exercia o cargo de diretor geral do Belmond La Residencia, na Espanha, desde 2013.

Outro conteúdo relevante do mês também envolveu a Accor. A rede francesa anunciou parceria estratégica com o Faena Group, empresa de origem argentina com hotéis em Buenos Aires e Miami. Com mais esse movimento, a operadora reforçava sua fatia (cada vez mais representativa) nos segmentos de luxo e lifestyle.

Por fim, vamos falar de dados. No final de janeiro, o FOHB divulgou o InFOHB consolidado de 2020. O relatório tangibilizou as esperadas perdas oriundas da pandemia: o RevPar das operadoras nacionais cedeu, na média, 52,9% frente a 2019, muito em função da queda de 49,9% na ocupação. Dependente do corporativo e do segmento Mice, São Paulo teve a pior performance do país.

Um case muito bacana de agenda ESG, a entrada do Rappi no segmento de viagens corporativas e a transação entre Wyndham Destinations e Travel+Leisure foram outros destaques de janeiro.

Para ler os conteúdos completos, basta clicar nas fotos abaixo. Boa leitura!​​​​​

Retrospectiva 2021 - Accor em Olímpia_janeiro 4 Retrospectiva 2021 - Nobile_janeiro 1 Retrospectiva 2021 - Laje de Pedra_janeiro 2
Retrospectiva 2021 - Ulisses Marreiros no Copa_janeiro 5 Retrospectiva 2021 - Accor e Faena_janeiro 3 Retrospectiva 2021 - InFOHB balanço 2020_janeiro 6
Retrospectiva 2021 - Master Hotéis_janeiro 7 Retrospectiva 2021 - Rappi_janeiro 8 Retrospectiva 2021 - Travel Leisure_janeiro 9

(*) Crédito das fotos: estão nos respectivos links