Tradicionalmente, em todo início de ano, compilamos todas as notícias da série Retrospectiva 2020 do Hotelier News. Temos sempre o feedback, de alguns leitores, que as seleções são excelentes fontes de informação. Muitos deles guardam os links para consultas posteriores.

Ficamos felizes em promover conteúdos! Desejamos a todos um excelente 2021! Boa leitura!

JANEIRO

Retrospectiva 2020: gerente brasileiro no primeiro Fairmont da América do Sul

Em uma das notícias mais lidas do mês de janeiro, o Hotelier News entrevistou o gerente brasileiro que implantou e abriu o primeiro hotel da marca Fairmont na América do Sul. Falando de mais profissionais, outro gerente geral de uma rede nacional foi transferido para a capital paulista.

Ainda tratando de pessoas que fazem a hotelaria, uma das mais renomadas diretoras de Vendas do país, deixou um empreendimento de luxo em São Paulo.

Lá no Sul, um diretor de TI trocou de rede, indo para uma das três maiores do país. Para finalizar a dança das cadeiras, outro profissional do mercado de tecnologia foi contratado por uma das maiores empresas do Brasil, e que está indo muito bem no mercado internacional.

As aberturas também são destaque. Uma nova marca brasileira fez sua estreia na região Nordeste. Já, uma rede diferenciada abriu uma unidade no estado do Rio de Janeiro. E já que estamos em terras fluminenses, os hoteleiros, num ato de união, fizeram uma importante reivindicação na capital do estado.

Para finalizar as notícias destaque de janeiro, subimos para o Centro-Oeste, onde um dos mais belos resorts da região e do país, sinalizou investimentos para a melhoria de sua infraestrutura.

Lembre-se que para descobrir quais são as notícias, é preciso clicar em cada uma das fotos. 

FEVEREIRO

Em fevereiro ainda éramos felizes e não sabíamos! Enquanto que na China e Europa os casos de pessoas infectadas com o vírus da Covid-19 aumentavam, aqui no Brasil, tudo caminhava para o Carnaval.

Retrospectiva 2020: primeiro caso acontece em São Paulo

O primeiro caso de alguém infectado pela Covid-19 aconteceu em São Paulo, a maior cidade da América do Sul. No mesmo mês, anunciou-se o cancelamento de uma das mais importantes feiras de turismo na Europa.

Aqui no Brasil, duas redes anunciaram a abertura de duas unidades. Um no país hermano e outra na região Sul. O Hotelier News publicou também um In Loco de um empreendimento icônico na maior cidade da América Latina. E, ainda, ajudou na campanha para arrecadar doações para famílias que perderam quase tudo num dos maiores temporais do ano em São Paulo.

Na dança das cadeiras, duas redes nacionais anunciaram novas contratações, e uma rede de hotéis de luxo trouxe um novo conceituado diretor de Vendas.

MARÇO

Março é o mês de hoje (15) da série Retrospectiva 2020 do Hotelier News. Algumas notícias já retratavam que a situação do mundo e, consequentemente, do Brasil não eram favoráveis. Muitos governantes das Américas não acreditavam no que a mídia estava dizendo e não deram a real importância ao alastramento da Covid-19.

Retrospectiva 2020: hotéis começam a fechar e bolsas derretem

A paralização das operações de um dos maiores hotéis em São Paulo foi a primeira porta de muitas outras que vieram em seguida, num efeito dominó. Santa Catarina foi o primeiro estado a anunciar oficialmente a não aceitação de hóspedes em seus hotéis.

Outras notícias relacionadas incluíam o “derretimento” das bolsas em todos as economias do planeta, queda no Pib e o impacto na hotelaria.

Como ficar parado é para poste, um dos maiores grupos do ramo de audiovisual, cenografia e desenvolvimento softwares e aplicativos, iniciou os serviços de streaming em São Paulo.

Em março, um dos profissionais de vendas lançou seu livro sobre assunto. Publicamos também uma série de reportagens sobre a performance da mais nova rede mundial.

Na dança das cadeiras, a maior operadora do país anunciou o desligamento de seu diretor executivo. E para fechar, o hotel mais luxuoso da capital paulista, a ser inaugurado em 2021, anunciou a chegada de seu gerente geral.

ABRIL

Quarentenas decretadas, hotéis fechados e muita incerteza no ar. O segmento do turismo é o mais afetado em comparação aos outros setores.

Retrospectiva 2020: Hotelier News lança nova plataforma de comunicação

Buscando trazer informações para seus leitores em um momento crítico, o Hotelier News tomou a frente e lançou, em parceria com a R1, a série de lives, transmitidas pelo seu canal YouTube.

No mesmo compasso, o portal de notícias criou também um Comitê de Crise, com a participação de renomados hoteleiros do mercado. O objetivo foi auxiliar a hotelaria independente, sanando suas dúvidas e desafios. E já que estamos falando desse setor, publicamos uma matéria sobre o impacto causado pela Covid-19.

Além disso, lançou a editoria “Três Perguntas para”, com o objetivo de trazer comentários e depoimentos dos profissionais que fazem a hotelaria.

Ainda no mês de abril, entidades turísticas enviam uma carta de protesto contra alterações na MP 907. Em uma cidade do Paraná, hoteleiros entram com liminar para retomar operações de seus hotéis.

Com intuito de não haver uma quebra maior na economia, o presidente do Brasil assina uma importante MP (Medida Provisória).

No Nordeste, um renomado hotel fecha suas portas definitivamente. E em São Paulo, o governo prorroga a quarenta até meados do mês seguinte.

MAIO

Maio é conhecido como o Mês das Noivas, mas em 2020 a maioria das festas de casamentos foram adiadas para 2021. A Retrospectiva 2020 traz no quinto mês do ano as notícias que foram destaque.

Retrospectiva 2020: Hotelier News lança nova plataforma de comunicação

Em maio, os CEO’s das duas maiores redes brasileiras falaram exclusivamente conosco. Um deles trouxe a informação importante sobre o breakeven de suas unidades. Já o segundo, afirmou que o caixa da rede está OK até o fim de 2020. Resta saber agora, o que vai ser em 2021.

Globalmente, uma das maiores redes do planeta extinguiu cargos de presidentes regionais, afetando um dos executivos mais carismáticos da nossa região.

No Sul do país, um dos destinos mais famosos do Brasil anunciou a reabertura do seu parque hoteleiro. Já o número de hotéis fechados e associados à uma entidade hoteleira atingiram um índice preocupante.

Do aspecto econômico, o prejuízo do turismo atinge bilhões de reais e o PIB cai no primeiro trimestre.

Pra finalizar, uma rede anuncia a finalização da aquisição de uma empresa hoteleira mineira. E uma companhia de cenografia lança produtos para ajudar os restaurantes a continuar faturando.​

JUNHO

Metade do ano já foi! Para auxiliar os hoteleiros nesse momento de retomada, a Escola para Resultados lançou dois cursos online para os principais setores operacionais.

Retrospectiva 2020: número de hotéis fechados recua em junho

Falando em hotéis, algo que fazemos todo dia :), o número de empreendimentos fechados tem um recuo, se comparado ao mês anterior. Aliás, uma das maiores redes anuncia que 73% de suas unidades estarão abertas até o dia de 6 de junho.

Aproveitando a onda do online, um Fórum foi criado para dar mais conteúdo para os hoteleiros independentes, e nós estávamos lá, virtualmente, of course!

Já que a retomada era a palavra mais dita por toda a cadeia do turismo, três empresas importantes do meio hoteleiro lançaram um estudo com projeções.

Ainda em junho, um Fundo adquire um icônico hotel carioca com ímpetos em fazer uma mudança drástica. E uma das companhias de tecnologia mais vibrantes do mercado lança uma plataforma de autoatendimento.

Pra fechar, o Hotelier News publica uma especial sobre um dos cargos mais importantes no atendimento ao cliente.

JULHO

Hotéis reabrindo e uma certa sensação de otimismo no ar. Começamos com duas notícias de uma das redes mais jovens do país. Quatro unidades são acrescentadas em seu portfólio, inclusive um conceituado resort na região Sudeste.

Retrospectiva 2020: dança das cadeiras 

O mês de julho teve vários anúncios relacionados à dança das cadeiras. Um dos resorts mais expressivos de São Paulo troca de gerente geral. Na maior rede do Brasil, um executivo é promovido na área de desenvolvimento e outra marca encerra o contrato com seu executivo mais importante.

Outras notícias incluem o acordo de um hotel com um centro de eventos; o registro de uma marca importante de uma nova gigante mundial; e a entrevista com o CEO de empresa brasileira que está fazendo sucesso nos EUA e Europa.​

Retrospectiva 2020 - HotelCare Retrospectiva 2020 - Odair Gonçalves Retrospectiva 2020 - Zoox
Retrospectiva 2020 - Sérgio Assis Retrospectiva 2020 - Transamerica São Paulo Retrospectiva 2020 - Clube dos 500
Retrospectiva 2020 - José Ozanir Retrospectiva 2020 - Romulo Silva Retrospectiva 2020 - Oyo

AGOSTO

Nesse mês, uma das notícias com maior repercussão foi o fechamento de um dos hotéis mais tradicionais do Rio de Janeiro. Mas, como tudo na vida é um ciclo, a maior rede do planeta anunciou a abertura de uma de suas marcas mais pujantes em uma das cidades mais turísticas do Brasil.

Ali, bem perto dessa cidade que é um case do turismo brasileiro, outra rede nacional divulgou a abertura de sua primeira unidade naquela região.

Retrospectiva 2020: rede hoteleira estreia no Nordeste 

Ainda com boas notícias, uma rede estreante fincou sua primeira bandeira na região Nordeste, onde um grupo europeu iniciou a reabertura de seu resort com benefícios inéditos.

Outra rede do Velho Continente faturou milhões com sua campanha de reabertura.

Mas, vendo a vida como ela é, o turismo brasileiro sofreu perdas bilionárias em razão da pandemia.

Pra fechar, uma empresa de tecnologia recebe aporte para continuar sua jornada rumo ao sucesso. Uma empresa do Sul do país, diz que o pós-pandemia é a hora certa para mudar.

Retrospectiva 2020 - Rede Kastel Retrospectiva 2020 - Everest Retrospectiva 2020 - Iberostar
Retrospectiva 2020 - W Gramado Retrospectiva 2020 - Club Med Retrospectiva 2020 - Travel Inn
Retrospectiva 2020 - Asksuite Retrospectiva 2020 - B2B Retrospectiva 2020 - Fecomercio

SETEMBRO

O período foi marcado pela passagem de dois hoteleiros importantes. Ambos deixaram um grande legado para a nossa indústria.

Aloysio de Andrade Faria viveu quase cem anos e fundou a rede hoteleira, que tem em seu portfólio um dos mais icônicos resorts do país. Já, Eraldo Alves da Cruz foi um dos presidentes mais pujantes da mais antiga associação de hotéis do Brasil.

Retrospectiva 2020: mudanças na maior rede do país

Entre as notícias destaque do mês no qual comemoramos a independência, a maior rede brasileira fez algumas mudanças em sua estrutura organizacional.

Falando de redes, uma companhia paranaense ampliou seu portfólio, fincando sua bandeira econômica no estado conhecido pelo churrasco. E lá mesmo, outra rede notória firmou parceria para estimular o turismo rodoviário.

Na cidade paulista que pode se transformar na nossa Las Vegas, um dos maiores grupos hoteleiros da região realizou a dança das cadeiras. Já na cidade do exagero, o mais importante resort da região deu uma nova tacada gastronômica, atraindo o público local.

Para fechar a retrospectiva de setembro, o maior grupo de serviços de audiovisual do país lançou  uma ferramenta para eventos online em formato 360.

Descubra quais são as notícias, clicando em cada uma das fotos abaixo. ​

Retrospectiva 2020 - Passagens Retrospectiva 2020 - ICH parceria Retrospectiva 2020 - Divot
Retrospectiva 2020 - R1 Retrospectiva 2020 - Accor mudanças Retrospectiva 2020 - Heber Garrido
Retrospectiva 2020 - Monzart Coelho Retrospectiva 2020 - Slaviero Retrospectiva 2020 - Aloysio Faria

OUTUBRO

O mês de outubro trouxe uma notícia que animou o mercado: o lançamento milionário de um empreendimento em uma das regiões mais bonitas do Nordeste. O evento trouxe otimismo e expectativa para a retomada, após meses cinzentos.

Retrospectiva 2020: Hotelier News lança novo In Loco 

No décimo mês do ano, o Hotelier News aprimorou um dos seus principais produtos de divulgação, o In Loco. O publieditorial passou a ser produzido totalmente em video e não mais em dezenas de fotos.

Uma das notícias destaque de outubro foi a apresentação do novo CEO para América do Sul da maior rede hoteleira da região. A contratação de um novo diretor executivo, por uma rede da região Centro-Oeste, e a despedida de um gerente geral de outro grupo de hotelaria, foram as principais notícias relacionadas com a “dança das cadeiras”.

No setor de tecnologia, uma empresa brasileira fechou contrato com uma rede com quase 5 mil unidades nos Estados Unidos. E, aqui no Brasil, outro grupo assinou com a hotelaria premium de uma rede internacional.

Outro ato de implementação foi o lançamento do braço de desenvolvimento humano e organizacional por uma escola para profissionais da hotelaria.

Pra fechar, uma das maiores importadoras do país e o Hotelier News promoveram uma degustação de destilados para hoteleiros. ​

Retrospectiva 2020 - Eduy Azevedo Retrospectiva 2020 - R1 Accor Retrospectiva 2020 - In Loco
Retrospectiva 2020 - Escola para resultados Retrospectiva 2020 - Ceo Accor Retrospectiva 2020 - Charles Giudice
Retrospectiva 2020 - Investimento Nordeste Retrospectiva 2020 - Zoox Choice Retrospectiva 2020 - Casa Flora

NOVEMBRO

No mês dos feriados, a notícia destaque foi a chegada de uma marca de luxo no Brasil. A entrada se deu por uma das cidades mais bonitas de São Paulo, reduto de celebridades durante o inverno.

Retrospectiva 2020: Hotelier News lança novo programa de entrevistas 

No mês que antecede a época de esperanças e renovações, o Hotelier News lançou um novo programa de entrevistas em seu canal do YouTube.

No Rio de Janeiro, dois hotéis icônicos tem novidades. Um deles aposta no entretenimento e na gastronomia para retomada. Já, no outro, um dos mais antigos da cidade, a gerente geral sai da operação.

No âmbito das propriedades, uma das marcas mais valorizadas da hotelaria mundial encerra a operação de seu único representante no Brasil. E, subindo até a Região Norte, um grupo de educação arremata o hotel mais importante da região.

Em São Paulo, o novo CEO da maior rede do Brasil é apresentado à imprensa e investidores. E, ainda: o braço local da associação mais antiga explica sobre a parceria com um vilão da própria hotelaria.

Pra fechar, uma das empresas mais queridas da hotelaria completa 16 anos com mais de 100 mil eventos realizados no período.​

Retrospectiva 2020 - ABIH-SP AirBnb Retrospectiva 2020 - R1 Retrospectiva 2020 - Andrea Natal
Retrospectiva 2020 - Four seasons SP Retrospectiva 2020 - despedida Patrick Retrospectiva 2020 - Six Senses
Retrospectiva 2020 - Tropical Manaus Retrospectiva 2020 - Hotel Connection Retrospectiva 2020 - fairmont rio

DEZEMBRO

Tem muita gente falando que este ano foi o que passou mais rápido, de todos os outros que já viraram história. Vamos pedir para que 2021 venha revigorar nossas energias para que assim possamos fazer o melhor.

Em dezembro, uma das notícias que agitaram o mercado foi o anúncio feito pela segunda rede do país. A empresa, com sede em São Paulo, firmou uma parceria de licenciamento com outra rede, da região Sudoeste.

Retrospectiva 2020: novo ministro do Turismo é empossado

O provérbio diz que o peixe morre pela boca. Foi exatamente isso que aconteceu Marcelo Álvaro Antônio, que foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro, após ter feito declarações contra outro ministro. Com isso, o presidente da Embratur, Gilson Machado, assumiu a pasta.

Dezembro também marcou o troca-troca de bandeiras. Em São Paulo, um empreendimento passou a ser operado por uma gigante mundial de franquias. No litoral paulista, uma rede deixa de operar um dos hotéis mais charmosos da região. E, lá nos altos do Nordeste, uma das principais redes do país anuncia a operação do seu primeiro resort.

Num ano que as vendas pareciam ficar numa temperatura fria, recordes foram batidos na Black Friday por uma das principais empresas de marketing do país. E um dos grupos hoteleiros mais respeitados do país em matéria de marketing vendeu cifras milionárias na sexta-feira mais comercial do ano.

Pra fechar, uma especializada em TV Corporativa dobra de tamanho e expande mercados de atuação. E a importadora do ramo de Alimentos & Bebidas mais querida do Brasil comemora 50 anos com uma live.

Retrospectiva 2020 - Gilson Machado Retrospectiva 2020 - Pmweb Retrospectiva 2020 - Casa Flora
Retrospectiva 2020 - Wyndham Retrospectiva 2020 - Atlantica Bristol Retrospectiva 2020 - Blindcast
Retrospectiva 2020 - Sun City Retrospectiva 2020 - Doral Retrospectiva 2020 - Black friday

(*) Os créditos das fotos estão em cada uma das respectivas matérias