As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul recentemente trouxeram uma série de prejuízos para diferentes setores, entre eles o turismo e a hotelaria. Agora, o estado vislumbra um caminho de retomada à normalidade. De acordo com o governador Eduardo Leite, o Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, pode ser reaberto em outubro, aponta o G1.

O terminal está fechado desde maio, após as fortes chuvas e as consequentes inundações atingirem grande parte do Rio Grande do Sul. Inicialmente, a previsão para que o aeroporto voltasse a operar era em torno do fim do ano, mas, pelas estimativas do governador, a data pode ser antecipada.

“O aeroporto de Porto Alegre está passando por sondagens. Há um relatório que deve ser consolidado para sabermos qual tipo de intervenção na pista será necessário. Não tive acesso a esse documento, mas algumas informações que recebemos nos dão expectativa de que, ainda que parcialmente, o aeroporto possa ser reaberto em outubro”, diz Leite.

“Paralelamente, estamos buscando que as companhias aéreas aumentem os voos para aeroportos regionais do estado, como Pelotas, Caxias do Sul, Passo Fundo e Santa Maria, para poder ampliar essa malha aérea emergencial no estado. É um ponto crítico para nós, sem dúvida”, completa.

Iniciativas

Em junho, Paulo Pimenta, ministro de Estado da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, esteve reunido com Celso Sabino, ministro do Turismo, entre outros nomes, para discutir medidas de fomento ao turismo gaúcho.

Na ocasião, ele pontuou que o governo federal está em contato com a Fraport, administradora do aeroporto de Porto Alegre, para tentar encurtar o cronograma de reabertura. Além disso, o MTur (Ministério do Turismo), em parceria com órgãos gaúchos, lançou uma campanha para atrair turistas de volta ao estado. A iniciativa consiste em apresentar pontos turísticos, atrativos e a estrutura hoteleira do Rio Grande do Sul.

O ministério anunciou um aporte de R$ 200 milhões do Fungetur (Fundo Geral do Turismo) para ajudar os empreendedores turísticos prejudicados pelas chuvas. “Temos que fazer um grande esforço para somar tudo que podemos fazer para reconstruir esse estado. E estamos no caminho certo”, pontuou Sabino na ocasião.

(*) Crédito da foto: Reprodução/Portal Estado do Rio Grande do Sul