O feriado prolongado de 7 de setembro trouxe bons resultados para a hotelaria nacional, especialmente de lazer, com hotéis e resorts operando próximos à capacidade máxima. Em resumo: altas taxas de ocupação e, em alguns casos, esse bom desempenho acompanhado de crescimento da diária média. Os números positivos apontam para aquilo que já temos observando há tempos: a retomada já começou!

O setor tem se reaquecido e a principal tendência que se mantém são as de viagens mais curtas e próximas de casa, que ganharam ainda mais forças nestes quatro dias de feriado. O Hotelier News conversou com algumas redes para saber como foi o desempenho durante o período. Confira abaixo:

Boa ocupação e novos clientes

Esta semana tem sido uma semana positiva para o grupo Tauá. Além de fechar o feriado com altas taxas de ocupação e atração de novos clientes, a rede ainda reabrirá neste fim de semana o seu empreendimento em Araxá (MG), único que permanecia fechado em função de uma ampla reforma. Os números positivos empolgam e apontam as direções que o grupo mineiro deve seguir para continuar crescendo.

“Feriados têm sido muito bons para nós este ano. Ao todo, 10,8 mil clientes estiveram em nossos resorts no feriado da Independência, um público regional e rodoviário, já que estamos em um raio próximo de grandes metrópoles como Brasília, São Paulo e Belo Horizonte”, conta Felipe Castro, diretor de Operações do Grupo Tauá. “Ainda estamos trabalhando com 80% da capacidade nos resorts, mesmo com a liberação por parte das autoridades estaduais, para garantir a segurança dos hóspedes”, completa.

Os hotéis da rede mantiveram taxa de ocupação acima ou igual a 70%, casos de Caeté (75%); Atibaia (75%) e Alexânia (70%). “Ou seja, todos os nossos resorts chegaram próximo à lotação no feriado. Um ponto positivo na data foi o expressivo crescimento da diária média, que subiu 28,6% em relação ao 7 de setembro de 2019. Grande impulsionador disso foi Atibaia”, explica Castro, acrescentando que, em valores absolutos, Atibaia e Alexânia estão com tarifas muito parelhas. “Acredito que o resort mineiro, ainda recém-aberto, deve ter preços mais altos no futuro.”

Outro ponto que chamou atenção da rede mineira foi a grande quantidade de novos consumidores. “Em Atibaia, por exemplo, 50% dos clientes nunca haviam se hospedado conosco”, revela. “Já olhávamos com bastante atenção para esse dado, que é muito positivo. Atribuo esse elevado percentual à redução das viagens aéreas internacionais e até mesmo domésticas, já que as passagens estão muito caras. Então, o consumidor procura opções até onde o carro consegue chegar, e nossa localização acaba nos favorecendo. Então, conseguimos mostrar nosso produto para um novo público – e esperamos fidelizá-los”, afirma Castro.

Sucesso de vendas

Para a Royal Palm, o resultado do 7 de setembro também foi de um positivo, ampliando a percepção de que o mercado de lazer segue aquecido.  O empreendimento, que ainda segue operando com capacidade reduzida, teve 54% de ocupação, com 270 apartamentos vendidos e 800 hóspedes.

“Ainda mantemos padrões de distanciamento, não estamos lotando o resort, pois acreditamos que ainda devemos ter preocupação é cuidados com a pandemia. Contudo, o que nos propomos a vender, foi vendido”, afirmou Antonio Dias, CEO do Royal Palm Hotels & Resorts.

“Sabemos que os hábitos de consumos de muitos viajantes mudaram, mas o perfil dos hóspedes do Royal não se alterou muito. O empreendimento continua famílias com crianças pequenas, predominantes da capital paulista”, acrescenta Dias.

O melhor mês

Hotelier News - leitores Heber Garrido

Heber Garrido, Diretor de Marketing e Vendas na Complexo Turístico Hot Beach Olímpia.

Setembro de forma geral está se mostrando excelente para os hotéis do Complexo Turístico Hot Beach, que espera que a receita dobre em relação a 2019 neste mês. Confirmando-se o resultado, será o melhor setembro de toda história do complexo – e em plena pandemia.

Este 7 de setembro teve uma performance extremamente positiva nos Thermas Park, Celebration e Hot Beach, mantendo também a margem de dobro se comparado ao último feriado prolongado deste ano, o Corpus Christis. Os três resorts apontaram ocupação de 80% – que só não alcançou o nível máximo, pois ainda há um decreto que não permite que os hotéis operam com sua capacidade total.

Para Heber Garrido, diretor de Marketing e Vendas do Hot Beach, este é um sinal claro da retomada, principalmente no regional e rodoviário, com a característica forte da venda direta, quase 70%– entre motor de reserva e call center.

Apesar dos bons resultados, para Heber, ainda é necessário acompanhar o cenário do quadro político, devido as incertezas e riscos de obstruções de vias por conta das greves de caminhoneiros. “Isso afeta diretamente toda a economia e o turismo também mas se retornarmos a normalidade, a expectativa é que tenhamos um setembro que estamos chamando de ‘O Melhor Mês de Todos'”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News