A pouca atenção da hotelaria à disseminação de informações sobre o seu produto pode ter consequências negativas. Das grandes redes aos hotéis independentes, especialistas detectam inconsistência no preenchimento de dados básicos sobre hotéis, o que pode prejudicar a retomada da indústria mesmo em períodos normais, além de perda de reservas diretas. As informações são da Phocuswire.

É uma tarefa, de certa forma, simples. A paridade de conteúdo em metabuscadores, como é chamado o processo, leva tempo, mas é importante para distribuição e divulgação do empreendimento. A listagem no Google, por exemplo, é garantida somente com informações completas e consistentes, checadas mais de uma vez.

Um dos percalços, no entanto, está no quadro reduzido de colaboradores. Por consumir um tempo valioso de funcionários, a função é deixada de lado por hoteleiros. É nesse aspecto que o uso de plataformas que automatizam isso entram em jogo e podem facilitar a vida dos hoteleiros.

Uma deficiência, no entanto, continua sendo a falta de personalização do serviço, dado que a maioria dessas funcionalidades não é específica à hotelaria. Como, então, isso ajudará em reservas diretas?

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É pensando nessa especificação que a Fornova desenvolveu o FornovaHL (Fornova Hotel Listings). O objetivo é permitir que a listagem inteligente seja aplicada ao mercado de hospitalidade, com campos de preenchimento especializados em questões pertinentes ao setor hoteleiro e hóspedes.

A plataforma inclui questões como limpeza adicional, proteção (máscaras, escudo facial), distanciamento social e a opção de check-in facilitado, por exemplo. São pesquisas comuns ao momento da pandemia e que podem determinar a escolha ou não de um hotel.

Por enquanto, os hoteleiros podem baixar o perfil de seu hotel em nossa plataforma e usá-lo em todos os seus canais, incluindo qualquer site de listagem que ainda não tenha feito integração, garantindo assim que o perfil da propriedade seja sempre consistente.

Outra forma de ampliar esse campo de atuação está no uso do Google My Business. A ferramenta da multinacional que domina o setor de buscas também pode ser aplicada ao cotidiano hoteleiro. Ela oferece comparação de preços e é gratuita para hotéis. É um dos caminhos que facilitam a equação citada no começo: mais informações representam mais alcance e, dessa forma, maior possibilidade de reservas diretas.

Veja, abaixo, outras estratégias para melhorar a divulgação de informações do seu hotel para o público e garantir fluxo e reservas diretas na retomada:

  • NAP (Name, Adress and Physical Place)

Também traduzido para nome, endereço e local, é uma das formas de resumir esse conteúdo. Entende-se que a classificação de busca do hotel será mais alta se ele se identificar nestes moldes.

  • Localização geográfica

A listagem em mapas faz a diferença. Além da visibilidade em termos de preço e informações internas, é preciso mostrar onde o hotel está. Pode parecer básico, mas é comum empreendimentos não estarem localizados corretamente no mapa do Google. Neste caso, também é benéfico que essa informação seja compatível com a dada no NAP.

  • Categorias

A divisão no momento de divulgar sobre as categorias oferecidas no hotel também define transparência ao hóspede. Ao manter rótulos e nomes claramente indicados e condizentes ao nível de cada quarto, o consumidor não se confunde e escolhe o melhor produto para si.

  • Conteúdo

Além do texto ser compatível ao que o hotel possui como atrativo e estrutura, é preciso que isso se alinhe com fotos tão fiéis quanto. A atenção ao melhor formato e tamanho também ajuda na fixação do conteúdo no momento da busca.

(*) Crédito da foto: Henry Perks/Unsplash