De acordo com levantamento do Segh Uva e Vinho (Sindicato de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho), no Rio Grande do Sul, os hotéis da região tiveram ocupação de 82% em julho, com alguns empreendimentos chegando a 100%, durante as férias escolares. Em entrevista à Rádio Caxias, Marcos Ferronatto, presidente da entidade, destaca que até o fim deste ano os números devem se igualar aos níveis de 2019.

Ele destaca, ainda que, o otimismo é também creditado ao fato de que as empresas voltaram a trabalhar normalmente e em capacidade máxima, o que inclui os empreendimentos hoteleiros. O aquecimento da indústria, com ampliação das contratações – não só na região, mas em nível nacional – também terá reflexo nos serviços, como o turismo de negócios, segundo o executivo.

Ferronatto afirma também que a proximidade das eleições deve impactar o setor positivamente, além de feiras e eventos corporativos, demanda que também está se recuperando significativamente em todo o Brasil. Na região Uva e Vinho, a 31ª Mercopar – que acontece em Caxias do Sul entre 18 e 21 de outubro – é um dos eventos que aumentam o otimismo do setor, com 80% dos espaços já reservados antecipadamente.

Turismo doméstico reforça boas perspectivas

Nos últimos dois anos, as restrições sanitárias a viagens internacionais e a inflação fizeram com que os turistas voltassem suas atenções para o Brasil e seus destinos. Neste contexto, a Serra Gaúcha aparece como um dos mais procurados. Segundo Ferronatto, essa tendência também tem contribuído para reforçar os indicadores da região.

(*) Crédito da foto: Lucas Barbosa/Hotelier News