santos dumont- infraeroObra vai diminuir o número de assentos ofertados com destino ao terminal

Na noite de ontem (17), a Infraero anunciou que a pista do Aeroporto Santos Dumont (RJ) irá passar por reformas entre os dias 12 de agosto e 12 de setembro. As obras vão reduzir o número de voos com destino ao terminal, entre eles a ponte aérea com o Aeroporto de Congonhas – a rota mais movimentada do país segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Durante o período, a pista auxiliar irá receber as operações, com apenas 1,2 mil metros, enquanto a principal possui 1,3 mil. A restrição de peso e tamanho das aeronaves impedirá a circulação dos Airbus A319 da Latam e Boing 737-800 da Gol – modelos mais utilizados atualmente e não homologadas a operar na auxiliar.

Cerca de 600 voos diários da Latam a partir ou para Santos Dumont serão cancelados, pois a companhia não possui aviões que sigam os padrões para operar na segunda pista. As vendas da rota já foram canceladas pelo site durante o período.

São autorizados circular na pista os modelos ATR-72 e E-195, ambos da Azul, além de uma versão menor do Boing 737 da Gol, com capacidade para 138 passageiros.

Santos Dumont: mudanças

De acordo com a Infraero, a tecnologia do novo pavimento será a mesma da atual – uma camada porosa de atrito. “Assim serão mantidas todas as exigências de segurança para as operações no aeroporto, como já ocorre, respeitando também todos os requisitos regulatórios demandados pela Anac”, informou a estatal.

A última reforma realizada no aeroporto foi em 2009, e segundo a Infraero, a durabilidade da nova pista será de 10 anos. 

(*) Crédito da foto: Divulgação/Infraero