Em meio ao conflito no Leste Europeu, diversas empresas ocidentais estão abandonando sua presença na Rússia após a invasão da Ucrânia. Esse passo também está sendo dado pelas grandes redes hoteleiras internacionais. Hilton e Hyatt, por exemplo, anunciaram ontem (9) o congelamento de novos empreendimentos e suspensão de investimentos no país. Em movimento semelhante, a Accor também optou por suspender todas as inaugurações planejadas, bem como desenvolvimentos futuros na Rússia. A IHG Hotels & Resorts, por sua vez, fechou seu escritório corporativo em Moscou e suspendeu futuros investimentos, segundo o Skift.

Já a Marriott International – que se aproxima da marca de 1,5 milhão de quartos pelo mundo – foi ainda mais longe. Além de fechar o escritório e interromper novos projetos, a gigante americana afirmou em comunicado que seus empreendimentos na Rússia são de propriedade de terceiros e que, por isso, está avaliando se esses hotéis permanecerão abertos.

A decisão das redes hoteleiras ocorre após a indústria enfrentar críticas por continuar operando na Rússia. Várias empresas de outros segmentos se retiraram do país por conta do conflito. Por outro lado, é importante ressaltar que, mesmo congelando o desenvolvimento de hotéis no país, redes como Marriott e IHG continuam a operar hotéis já abertos.

Posicionamento das redes

Em nota, a Hilton informou que sempre levou a sério a promessa de impactar positivamente os lugares onde opera, justificando a decisão de congelar novos empreendimentos. Já a Hyatt declarou que está avaliando a situação sob diferentes perspectivas.

“Continuaremos a avaliar as operações hoteleiras na Rússia, cumprindo as sanções aplicáveis e as diretrizes do governo dos EUA, pois esperamos uma resolução para esta crise”, disse um porta-voz da rede.
“Entendo que as pessoas na Rússia também enfrentam desafios e incertezas sobre seu futuro, estamos determinando a melhor forma de cuidar de nossos colegas de hotel e hóspedes atuais no país”, acrescenta.

Os representantes da empresa expressaram seu apoio à Ucrânia e aos refugiados, planejando doar todo o lucro dos empreendimentos na Rússia para esforços de ajuda humanitária no país completamente.

Seguindo o mesmo raciocínio, a IHG reforçou sua intenção de cuidar das pessoas e comunidades nos países onde está presente. A rede possui contratos de gestão e franquia com empresas terceirizadas, que são donas dos hotéis na Rússia. A rede está oferecendo quartos para acomodar os refugiados. Já a Marriott destinou US$ 1 milhão ao fundo de ajuda para funcionários em apoio aos seus associados afetados pela guerra.

Especialistas afirmam que existe uma série de razões políticas e financeiras que explicam a permanência das redes na Rússia. Hoje, a Accor tem mais de 50 empreendimentos no país. A rede é seguida por Marriott, com 28, e Hilton, com 26.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Booking.com