A Four Seasons Hotels & Resorts recentemente foi informada de um incidente de segurança nos dados do Sabre, um provedor de reservas de hotéis que atende hoje milhares de empreendimentos, incluindo os que são administrados pela companhia. O incidente envolveu o acesso não autorizado a uma série de informações sobre hóspedes e reservas efetuadas por meio da solução Synxis Central Reservations System (CRS) no período de 10 de agosto de 2016 a 9 de março de 2017.

O Sabre CRS facilita a reserva efetuada pelos consumidores, agências de viagens online, serviços de reserva e similares. Após o exame de provas periciais, o Sabre confirmou no último dia 7 de junho, que um volume de informações acerca de cartões de pagamento sem criptografia e outras acerca de reservas em hotéis da Four Seasons foram acessados sem prévia autorização.

Os hackers tiveram acesso as seguintes informações: nome do titular do cartão; número do cartão; data de validade; e, potencialmente, também ao código de segurança do cartão. Além disso, em alguns casos, também conseguiram obter o nome do usuário, e-mail, número de telefone, endereço e outras informações. O número do seguro social, do passaporte e da carteira de habilitação não foram acessados pelos hackers.

O Sabre já envolveu uma empresa de segurança cibernética no apoio da investigação. A empresa também emitiu comunicados para as principais bandeiras de cartões de crédito com detalhes sobre o incidente, para que possam coordenar junto com os bancos toda atividade fraudulenta nos cartões afetados.

A empresa também aconselha aos indivíduos afetados que acompanhem a movimentação bancária por meio de extratos da conta e relatórios de acompanhamento a fim de identificar qualquer atividade não autorizada. No caso de alguma movimentação suspeita, o cliente deve imediatamente contatar as instituições financeiras para formular uma denúncia.

* Crédito da foto: Pixabay/blickpixel