Mesmo com os bons resultados obtidos pela hotelaria e pelo turismo neste período de retomada, as viagens dos turistas brasileiros podem ser comprometidas. O principal motivo é a falta de dinheiro, segundo pesquisa realizada pelo Reclame Aqui. Na última semana, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que o aumento das tarifas aéreas, proporcionada pela alta do dólar, também pode inibir viagens.

O levantamento foi realizado com 22 mil brasileiros. Destes, 70% afirmaram que não pretendem viajar nos próximos meses. As dificuldades financeiras foram apontadas por 56% dos entrevistados que preferem ficar em casa. Além disso, 27% afirmaram que ainda consideram arriscado viajar e só pretendem se deslocar no fim da pandemia.

Em menor quantidade, estão os entrevistados que preferem aguardar o avanço do ritmo da vacinação (11%) ou a abertura das fronteiras de alguns países (5,7%). Os Estados Unidos, por exemplo, anunciaram que a reabertura para turistas de 33 países, incluindo o Brasil, vai ocorrer a partir de 8 de novembro.

Reclame Aqui: pesquisa revela preferência por destinos nacionais

Ainda segundo os dados levantados, 73% dos entrevistados devem escolher destinos nacionais quando voltarem a viajar. Pouco mais da metade dos turistas planejou passeios ainda para 2021, antes do Natal e Ano Novo.

Em seguida, aparecem as viagens planejadas para o primeiro semestre de 2022, com 21,5%. O Reclame Aqui afirmou que os turistas estão pesquisando mais e escolhendo negociar diretamente com as companhias aéreas e hotéis, sem empresas intermediárias, na intenção de conseguir preços mais baixos.

(*) Crédito da foto: Free Photos/Pixabay