Esse é só mais um passo, largo é bem verdade, mas a tendência tem tudo para ganhar mais e mais espaço na indústria de viagens daqui para frente. Sim, a realidade virtual avança no setor, mirando sempre a experiência do cliente – e mesmo antes da viagem em si. Protagonista em diferentes aspectos dentro no segmento, como na distribuição, a aviação comercial parece ter a intenção de liderar também esse processo de disseminação.

A novidade mais recente veio pelas mãos da Emirates. A companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos apresentou ao mercado um app dentro do Oculus, empresa especializada em realidade virtual que pertence ao Facebook. Seu principal produto é um óculos – que provavelmente você já deve ter visto por aí e que, se não, está ilustrado na foto acima – que conta com um ecossistema de aplicativos conceitualmente similar a App Store ou Google Play.

Por meio do moderno óculos, é possível baixar e jogar games, acessar o YouTube, conversar via chat e até mesmo malhar. Já com o app lançado pela Emirates, vive-se a experiência a bordo de um dos aviões da companhia aérea sem sair de casa. Ou seja, o usuário consegue conhecer antecipadamente as instalações do avião, como a cabine de primeira classe e o lounge a bordo, além do cockpit.

A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Renacen e há planos de atualizar o conteúdo para incluir a cabine Premium Economy, bem como os mais recentes interiores do A380, maior avião comercial do mundo. Os passageiros também podem visualizar e selecionar assentos por meio de um mapa 3D antes do check-in. A Emirates também planeja permitir que os clientes explorem destinos e reservem e paguem seus voos de dentro do aplicativo Oculus VR.

Segundo porta-voz da Emirates, a empresa investe no segmento desde 2018 e que o lançamento atual é mais um passo nessa direção. “Esta iniciativa expande nosso alcance global e capacidade de envolver nosso público em plataformas digitais. Também é particularmente relevante agora, já que muitas pessoas não viajam há algum tempo devido à pandemia e estão buscando inspiração, pesquisando e redescobrindo suas opções de voo”, diz o comunicado.

Experiência na hotelaria e 5G

5G - realidade virtual e impacto na hotelaria_infográficoAgora, permita-se imaginar essa experiência na hotelaria? Certamente, ela será potencialmente muito mais rica do que na aviação comercial. Imagine passear pelo lobby do hotel ou mesmo conhecer outras instalações, como restaurante, spa e, evidentemente, os quartos? Investir nessa tecnologia pode, sem dúvidas, ajudar na atração de consumidores em potencial. Futuramente, ele poderá balizar sua decisão entre a propriedade A e B após esse passeio virtual.

E, veja bem, não se trata de um futuro distante – Os Jetsons, Matrix ou algo do tipo.  Na última década, a realidade virtual tem se desenvolvido rapidamente, prova disso é que já existem ecossistemas como o do Oculus. Hoje, é verdade, a maior parte dos apps é voltada para games, mas a chegada do 5G pode realmente elevar a qualidade da tecnologia a um nível que alcance diversos mercados, como a indústria de viagens.

Agora, por que o 5G pode ser uma janela de oportunidade? Porque sua grande velocidade  e baixa latência serão fatores essenciais para que a realidade virtual atinja outro patamar, já que uma conexão com maior estabilidade é vital para o uso da realidade virtual em grande escala. Na prática, com a quinta geração das redes móveis, será possível baixar uma playlist de uma hora no Spotfy, que atualmente demora cerca 20 segundos no 4G, em menos de 1 segundo.

Para o mundo da realidade virtual isso significa gráficos superiores, porque a capacidade de renderização das imagens fica maior e mais rápida, com a possibilidade de experiências que ainda não conseguimos imaginar. A porta foi aberta pela Emirates. Torcemos que as grandes redes internacionais e OTAs entrem no movimento, que pode mudar por completo a experiência do cliente ao consumir viagens.

(*) Crédito da foto: nickross2021/Pixabay