O que constitui uma empresa respeitada e vitoriosa vai além do que ela produz. No caso dos veículos jornalísticos, por exemplo, é fácil esquecer que por trás de linhas, entrevistas, horas extras e reportagens, existem pessoas. Profissionais que se utilizam de técnicas, insistência e esforço para levar conteúdo de qualidade aos leitores. Em meio à comemoração do aniversário de 18 anos do Hotelier News, seria impossível não citar algumas das pessoas que contribuíram com apurações, palavras e muito trabalho para que o site se tornasse o que é atualmente.

Para esta etapa das celebrações – pelo menos escritas – do aniversário, a reportagem do Hotelier News entrou em contato com quatro jornalistas que representam bem a evolução do site ao longo dos anos. Com cada profissional atuando em momentos e funções diferentes, foi possível construir conexões entre o trabalho feito no passado e sua repercussão no futuro. Mesmo falando por si mesmas, as entrevistadas conseguem representar a maioria dos jornalistas que passaram por aqui.

No entanto, antes de conhecer e ler os depoimentos, uma pessoa deve ser exaltada como pilar nesse movimento. Mais do que isso, Solange Ciavatta, que está no Hotelier News desde o início da trajetória com o CEO e fundador, Peter Kutuchian, é um termômetro da qualidade profissional e de conteúdo do portal.

“Foi muito bacana acompanhar as gerações de jornalistas que contribuíram, e muito, com o Hotelier News. A maioria mais jovem, tanto de idade, quanto de profissão, e isso sempre deu muito impulso e crescimento para todos os lados. Cheguei no HN com muita experiência em editoras especializadas em tecnologia, economia, moda e beleza. Essa diversidade fez com que rapidamente me adaptasse à hospitalidade. Por onde passei sempre estive rodeada de equipes de jornalistas muito talentosos e experientes e a experiência das equipes jovens do HN sempre me deram muita vitalidade” afirma.

De acordo com Sol, como é chamada carinhosamente por toda equipe, as características mais marcantes da “escola” Hotelier News se dão, principalmente, em razão da equipe enxuta. Essa condição de trabalho é o que sempre proporcionou liberdade aos colaboradores, diálogo e novos projetos. Para ela, então, o maior aprendizado nessa equipe é que hospitalidade e comunicação pedem a abertura e agilidade em tomadas de decisão, sempre com bons ouvidos dos líderes do canal.

“No meu primeiro momento à frente do Comercial do HN, construindo o modelo que era inexistente, trouxe o que já funcionava muito bem em todos os outros setores da economia em publicidade online, os banners e a mensuração de resultados. Para comercializar espaços publicitários é preciso conhecer o público leitor e por um período rápido de tempo o conteúdo foi fechado para leitura livre e somente preenchendo um pequeno formulário de cadastro é que o leitor conseguir liberar o conteúdo completo. Foi aí que inicialmente se conheceu quem estava no ar com o HN, o trade, fornecedores de produtos, profissionais de consultoria e serviços do mercado de hospitalidade, agentes e operadores de turismo. Logo vinha a questão colocada pelo Peter: ‘cada um é também um viajante, certo?’ Sim. Todos somos! E assim, pouco a pouco, entendemos que estamos oferecendo conteúdo de qualidade para todo o mercado de hospitalidade e cada leitor é um viajante. Na segunda oportunidade de trabalho foi uns poucos anos depois do início. Em 2006, fiquei com a direção de Marketing e atribuições administrativas. O HN sempre acompanhou o movimento digital do mercado e todas as ferramentas que vem cada vez mais auxiliando na facilitação do viajante, opa, do hóspede, e nada mais importante do que hoje estar ao lado dele e dialogar com seu principal objetivo, o hotel”, conclui.

Hotelier News e seus profissionais

Quatro mulheres foram procuradas para falar sobre a participação na história do Hotelier News. Ex-repórteres e em momentos diferentes de vida, todas foram unânimes em citar a importância do site na construção de suas carreiras profissionais.

Quais foram os aprendizados? O que o HN representa até hoje? O que você tem a dizer sobre a empresa? Conheça as profissionais que contaram mais sobre a relação com o Hotelier News.

  • Juliana Bellegard
Hotelier News

Bellegard: tive uma grande troca com o Hotelier News

O HN foi realmente uma escola de jornalismo online com agilidade, coberturas em tempo real de feiras, eventos, palestras; de jornalismo especializado, estudando bastante alguns temas específicos da hotelaria para escrever os especiais, conversar com os entrevistados com propriedade. Além disso, desde aquela época havia o peso do nome Hotelier News, que já era bastante conhecido no mercado hoteleiro, e do próprio Peter. Estar presente nas pautas e fazer as matérias era uma responsabilidade, pois cada um de nós era responsável por manter e agregar valor ao site.

Trabalhar no Hotelier News, desde os primeiros dias como repórter até a função de editora, foi um marco bastante importante na minha carreira. Inclusive, foi um dos lugares onde permaneci por mais tempo. Tive a oportunidade de conhecer lugares muito interessantes, mantive boas relações com fontes e parceiros do site, convivi com muitos profissionais de referência em suas áreas. Gosto de pensar que foi uma troca: o HN foi importante para que me estabelecesse como jornalista no trade, assim como pude contribuir para que o HN se mantivesse como veículo referência de qualidade editorial.

Deixo para o HN uma palavra que, arrisco dizer, seja uma das preferidas do Peter: gratidão. Apesar de hoje não estar mais no jornalismo, alegra-me muito olhar para trás e celebrar o que fizemos – no plural mesmo, como equipe. Eventos, coberturas, viagens, mudanças de site, experimentos com novos formatos, debates sobre mudanças editoriais, foi uma jornada e tanto. Sinto-me muito honrada em fazer parte destes 18 anos. E que venham muito mais anos de histórias para contar.

  • Chris Kokubo
Hotelier News

Chris: guardo experiências que tive com carinho

Aprendi muito trabalhando no Hotelier. Cada hotel que visitava, cada profissional que entrevistava, cada matéria que finalizava gerava muitos aprendizados. Conheci muita gente inteligente e interessante e fiz amizades que duram até hoje. Lembro bem nitidamente quando o Hotelier News comemorou um aniversário em que plantamos mudas no Parque do Povo. Quantas saudades!

Trabalhar no Hotelier News foi a oportunidade de combinar minhas duas graduações: bacharelado em Hotelaria no Senac-SP e Jornalismo na ECA-USP. Fui apresentada à imprensa do trade turístico/hoteleiro trabalhando no HN, o que considero uma sorte muito grande. Além disso, foi a partir de matérias que escrevi para o Hotelier que surgiram convites para novas oportunidades profissionais. Foi depois de ler uma matéria minha sobre o então Blue Tree Fundador, em Santiago, no Chile, que Chieko Aoki me convidou para trabalhar com ela.

Ser repórter do Hotelier News me proporcionou oportunidades que nunca imaginei vivenciar. Dormi em hotéis luxuosos, conheci lugares inacreditáveis, passei a noite em um hotel de gelo, degustei sabores que ainda hoje me causam sorrisos. Guardo com muito carinho as experiências que tive, os colegas de trabalho, as coberturas que fazíamos. Parabéns ao Peter, à Solange e a todos que fazem parte dessa história de sucesso.

  • Rhaiane Sodré

Comecei como estagiária de jornalismo no Hotelier e foi uma grande universidade para mim. Um excelente local para aprender, fazer novos contatos e crescer. Era como uma família, sendo a única representante no Rio com uma responsabilidade grande, mas muito prazerosa. União, trabalho em equipe de forma remota, oportunidade de contato com novas culturas, busca por novidades nos hotéis fluminenses, cobertura de eventos. Eu simplesmente amava minha rotina e fazer parte de um portal feito com amor pela hotelaria e o turismo.

O HN representa um grande crescimento pessoal e profissional. Pude conhecer e ter proximidade com um setor encantador. Também recebi o prêmio Joana Palhares durante meu período de trabalho no HN. Foi um marco na minha vida, e bem no início da minha trajetória como jornalista formada. O prêmio homenageava mulheres que contribuíam para o turismo do Rio de Janeiro, e ter sido escolhida junto com grandes nomes da cadeia turística foi muito especial. Graças ao trabalho no HN pude contribuir de forma positiva para o destino Rio e propagar a minha Cidade Maravilhosa.

Tenho apenas recordações boas, enfim. Lindo também ver o retorno do meu amigo Vinicius, hoje como sócio. Foi ele quem participou desde o começo do HN no Rio como correspondente e me indicou para a vaga dele quando foi dar novos voos. E sempre bom relembrar como foi maravilhoso ser acolhida pelo Peter e Solange, grandes amigos, antes de qualquer coisa. Vida longa ao HN! Parabéns pela resistência em proporcionar bons conteúdos sobre os hotéis do mundo.

  • Juliana Albino
Hotelier News

Albino: o HN foi um grande desafio

Agradeço a Deus pela oportunidade de ter ingressado no Hotelier News e pela vida do Peter, em ter me confiado este desafio. Quando ingressei ainda puder trabalhar com a Thaís Medina, a qual me ensinou muito sobre o setor e me deu dicas valiosas sobre a dinâmica em uma redação diária do segmento. Com o Peter, absorvi as valiosas conversas em nossas reuniões de pauta, que eram verdadeiras aulas sobre hotelaria em sua essência.

Digo que foi um desafio ingressar no Hotelier pelo peso que o veículo representa no segmento. Sempre tivemos uma grande preocupação como equipe em informar os nossos leitores com informações diversificadas e que preservavam em si uma integridade editorial. Fiquei por quase três anos no Hotelier e cada visita na redação dos profissionais de turismo, entrevistas, viagens, feiras e eventos, aprendíamos demais, todos esses contatos que o Hotelier nos proporcionava de forma direta ou indireta. Foram aulas que estão em nossa memória até os dias de hoje.

Um fato curioso é que houve uma época em que a redação do Hotelier era composta apenas por mulheres, e ainda para confundir os leitores e nossas fontes tinham duas Julianas, eu e a Bellegard. Era muito engraçado. Encontrávamos os profissionais nos eventos, ou até mesmo em uma redação e sempre nos confundiam. ‘Falei com você’, ‘já te disse sobre aquilo’. Um tempo ótimo com o feminismo imperando na redação.

Foi através do Hotelier que ingressei em assessoria de imprensa. Aproveitei a oportunidade que tive em aperfeiçoar o conhecimento no segmento, me aprofundando um pouco mais na hotelaria procurando entender os dois lados do jornalismo, redação e assessor de imprensa focado no segmento. Atualmente, tenho uma assessoria de imprensa, a Jual Comunicação. Então, foi muito importante para minha carreira e pessoalmente a passagem pelo Hotelier News.

No campo profissional, tive a oportunidade de novos aprendizados sobre o segmento do turismo e hotelaria, além da dinâmica no dia-a-dia. Muito da proatividade adquiri também na passagem pelo Hotelier.

Já no lado pessoal, um fato que aconteceu comigo em um evento do setor no qual sofri racismo. Mandaram-me voltar para a senzala e isso me marcou em razão do constrangimento. Naquele dia, fui muito acolhida pelo Peter e toda equipe que trabalhava comigo na época. Na ocasião, ele me ligou dizendo que poderia me retirar do evento, mas preferi cumprir com o meu trabalho até o final, subindo todas as notas que me propus a fazer.

O Peter acionou os veículos do trade e todos, em comoção ao ocorrido, apoiaram-me com mensagens e notas de conforto. Foi muito importante receber este apoio, pois com amadurecimento é algo que não me abala em absolutamente nada, mas é uma reflexão que perdura até os dias atuais, e que realmente todas as vidas importam e muito.

Gratidão pelos tempos no Hotelier News e que Deus continue os abençoando nesta jornada.

(*) Crédito da capa: Unsplash

(**) Crédito da foto: Arquivo Pessoal

(***) Crédito da foto: Arquivo Pessoal

(****) Crédito da foto: Arquivo Pessoal