O ano de 2021 chegou ao fim marcando a retomada da hotelaria nacional, como mostramos na nossa série Retrospectiva 2021. Ao longo do ano, acompanhamos de perto a recuperação do setor, que mostrou grande resiliência, e apontamos diferentes tendências que marcarão os próximos meses. Desejamos um feliz 2022 a todos!

Enquanto 2022 não chega, preparamos um último conteúdo diferente do usual. Além dos tradicionais votos para todos vocês que nos acompanharam nesses “loucos” meses, resolvemos ir um pouco além. Mais do que agradecer a audiência de sempre, tivemos a ideia de dar voz a vocês – parceiros tão importantes – coletando mensagens de muitos de alguns dos nossos fiéis leitores.

Ficamos felizes que muitos deles são influenciadores do mercado, que certamente trarão as mensagens certas e de esperança para passar aos hoteleiros. Para organizar tudo isso, pedimos para eles responderem a duas perguntas: 1) O que nos espera em 2022? 2) Como se preparar bem para o ano?

Leia abaixo as mensagens e, claro, feliz 2022 novamente!


Feliz 2022 - Eduardo Giestas“Tivemos um ano de 2021 desafiador, principalmente com a segunda onda da pandemia, mais forte e intensa. Apesar das restrições ainda vigentes, felizmente a retomada do mercado começou. No entanto, 2022 ainda será um ano com um cenário macroeconômico desafiador. Nesse contexto, enxergamos que o mercado brasileiro tem um altíssimo potencial de expansão, mas ainda está em processo de consolidação. A tendência é que a retomada do segmento de viagens corporativas ocorra mais lentamente se comparada ao de lazer, então a recuperação de mercados específicos, como o de São Paulo, será o maior desafio para o próximo ano. Por isso, nesse processo, é muito importante que os ganhos de eficiência alcançados na pandemia sejam mantidos. Na Atlantica, vemos 2022 com otimismo, acreditando no potencial do país e no trabalho que desenvolvemos nos últimos anos, que trouxe lições importantes sobre gestão e relacionamento de pessoas, o que nos dá esperança para o próximo ano.” – Eduardo Giestas, Atlantica Hospitality International

“Temos vivido tempos cheio de fatos inesperados, não é? O ano de 2022 pode nos surpreender e acredito que seja para melhor. Mesmo assim, indo na linha da precaução, acredito em entrarmos o ano com três cenários traçados: um mais conservador/pessimista, um de acordo com a situação econômica atual e outro com mais otimismo. Pois sendo qualquer um destes a realidade, toda a operação do hotel muda, principalmente o relacionado a pessoas, orçamento e custos. Desejo a cada um dos meus colegas hoteleiros um 2022 maravilhoso!!” – Lucila Quintino, HotelConsult

“Vou usar meu dom de prever o futuro: 2022 será um ano de muitas viagens, muitas descobertas e grandes realizações! Encerraremos o ano com gostinho de quero mais e, por isso, será um ano de muitas surpresas positivas. O melhor que fazemos para nos preparar para esse ano maravilhoso que nos aguarda é cuidar da saúde, uma boa alimentação, exercícios físicos e boas noites de sono. Ah, a busca por conhecimento não pode ficar de fora. Vamos nos reinventar, aprender coisas novas e reciclar nossos conhecimentos. Aproveito para desejar que vocês tenham muitos desejos e estejam sempre cercados por pessoas queridas e que te façam rir.” – Simone Mariote, Preferred Hotels & Resorts

“A curva ascendente nas viagens corporativas continuará em 2022. No entanto, o volume não voltará a ser como em 2019, pois parte dos negócios será mantida de forma virtual. Pesquisas recentes apontam uma redução de aproximadamente 40% do orçamento em relação a 2019. Já para eventos, o que percebemos é que haverá um equilíbrio entre ações virtuais e presenciais, além da presença da modalidade híbrida, com o desafio de integrar esses públicos. O ano de 2022 demandará uma atenção especial à prestação de serviços de qualidade. Sabemos que com a pandemia os postos de trabalho foram afetados, resultando em uma redução drástica da força humana. Estar preparado nesse quesito requer compreensão por parte dos fornecedores da demanda para efetivação de recontratação e treinamento. Por isso, é importante que clientes finais compartilhem com seus parceiros a expectativa de volume para a retomada de viagens e eventos corporativos.” – Giovana Jannuzzelli, Alagev

“Apesar de novas incertezas surgindo nos últimos dias por conta do aumento – novamente – do número de casos de Covid-19 no mundo, o Brasil tem se posicionado de forma positiva no controle à pandemia, o que indica que teremos um bom ano pela frente, com muitos negócios e empresas e profissionais buscando fazer a diferença no mercado, seja com atendimento ainda melhor, oferecendo novas experiências ou outras possibilidades para atuais e novos clientes. O grande desafio que temos observado é a capacitação de equipes, que estão sendo recontratadas e, muitas vezes, não estão preparadas para as suas atribuições. No equilíbrio entre operação de qualidade e gestão financeira, precisamos nos antecipar às demandas de nossos clientes, desta forma, contratando e capacitando a equipe para estar preparada para quando o cliente chegar e/ou nos demandar. Além disso, em um momento em que podemos entrar – ou dependendo do mercado, continuar – em uma guerra de preços, é necessário que tenhamos um posicionamento muito claro em relação ao nosso produto, ao público que queremos atender e, consequentemente, ao preço que praticaremos. Também não podemos deixar de mencionar as ferramentas tecnológicas, que colaboram, facilitam e trazem inteligência à nossa rotina.” – Thais Medina, Business Factory

 

Feliz 2022 - Chieko Aoki

“Esperamos um 2022 mais humano, tolerante, coletivo e leve, e que isso se reflita na maneira como enfrentamos os desafios, gerimos os negócios, nos relacionamos com os clientes e com as pessoas que trabalham conosco. Que cada um de nós possa estar alerta ao próprio comportamento, ao nosso modelo mental e como direcionamos a tomada de decisão, a fim de contribuir para um mercado mais saudável.” – Tricia Neves e Carol Haro, Mapie

 

“O ano de 2022 promete ser um ano de consolidação de tendências e novos hábitos adquiridos durante a pandemia da Covid-19. Consolidação do trabalho remoto ou hibrido, principalmente no setor de serviços, equilíbrio entre vida profissional e compromissos profissionais, além da consolidação da comunicação corporativa no ambiente digital. Consideramos fundamental que as empresas invistam em novas ferramentas e aplicativos, como podcasts, por exemplo. O comportamento dos internautas brasileiros demonstra um interesse crescente pela plataforma de áudio. Empresas de prestação de serviços no setor de turismo, como é o caso da Arteiras Comunicação, precisam estar atentas a essas novas oportunidades e qualificar suas equipes para as novas demandas.” – Luiza Sampaio, Arteiras Comunicação

“O ano do recomeço, da esperança, de um mundo novo acelerado pela transformação digital tão falada e agora aplicada em várias áreas de nosso dia a dia! Que seja um ano próspero, com muita saúde e suce$$o a todos! Repense as prioridades, faça planos, estipule metas e trace objetivos concretos para serem alcançados e cumpridos. Sonhe alto e lute para que este sonho vire realidade! Como digo tudo é possível se há foco, disciplina e determinação! Boas festas a todos e uma virada de ano cheio de esperança, paz e alegria!” – Amy Secches, Oracle Hospitality

“Ainda estamos trabalhando com o desconhecido! A Covid-19 segue impactando fortemente inúmeros mercados pelo mundo e, no Brasil, apesar do reaquecimento para o segmento de lazer, não sabemos até quando essa euforia vai durar. Em Natal, colecionamos números positivos desde julho de 2021 e com boas expectativas para o verão 2022, mas o momento ainda exige cautela. Cautela, planejamento, pé no freio e altíssimo foco em entregar experiências impares aos colaboradores e clientes é minha dica aos hoteleiros. Como ainda não sabemos como o mercado se comportará após o Carnaval 2022, em meu entendimento o melhor caminho continua sendo a forte gestão de custos e maximização das receitas através da demanda atual para o Nordeste. Aliás para além da Covid-19, em 2022 ainda existirão as eleições presidenciais que, por sua vez, polariza o Brasil e neste momento ainda não sabemos quais serão os possíveis reflexos políticos e econômicos que esta possível transição poderá causar.” – Gefferson Alves

“Estamos convictos de que teremos um ano bom, porém desafiador. Com o avanço da vacinação e as pessoas esperançosas em poder voltar a viajar, acredito que os agentes de viagens possam voltar a planejar e operar grupos. Com o cenário do setor aéreo cada vez menos colaborativo, haverá uma tendência de força nas viagens em família com carro, ou na formação de grupos de excursão rodoviário, possibilitando viagens de lazer para destinos nacionais. Desta forma, a nossa aposta será no segmento rodoviário, modalidade que sempre ajudou agentes de viagens e destinos, proporcionando um desempenho bom e rentável. Vale destacar que as excursões significam interação constante e experiências memoráveis por um custo baixo para o viajante. O valor desse tipo de viagem, em comparação aos preços praticados pelas companhias aéreas, é mais acessível para uma quantidade significativa de pessoas interessadas em viajar. Com a restrição de viagens internacionais e os preços das passagens aéreas cada vez mais elevados, as viagens dentro do Brasil continuarão a bola da vez. Como todo aumento de demanda, o ideal é planejar e fazer reservas com antecedência. O objetivo é manter a saúde em dia. Os viajantes já podem sair, passear, viajar, mas sempre usando formas de proteção já conhecidas. Viajar anima as pessoas, alegra o coração e dá esperança. Nós, que fazemos parte do trade, aprendemos durante o período pandêmico não apenas a cuidar mais de nós mesmos, mas também de todos à nossa volta. Tenho certeza de que 2022 será um ano de muitos acertos e, sobretudo, marcado pelo desenvolvimento turístico em todo o Brasil. Acredito que será um momento em que o brasileiro, disposto a conhecer melhor o próprio país, conhecerá destinos renovados e cada vez mais preparados para receber o turista, com atrações variadas, como já acontece aqui na nossa Serra Gaúcha.” – Alex Bonareti, Skyglass Canela

“O novo ano se apresenta para o mercado como um período promissor para todos os envolvidos na ampla Indústria do Turismo. A flexibilização das atividades no Brasil – e no mundo – tem contribuído para a retomada gradativa dos negócios. Certamente será um período bastante desafiador, por isso é preciso estar atento às movimentações do setor, que se adapta à medida que novas exigências são impostas. Os próximos 12 meses exigirão um entendimento direcionado não apenas aos desejos do viajante atual, mas competência para identificar oportunidades em diferentes segmentos do Turismo. Iniciar o ano bem preparado será vital para os negócios. E esse preparo inclui a formação de equipe composta por profissionais qualificados; treinamento constante; transparência nas relações junto aos fornecedores, clientes, colaboradores e demais personagens que fazem parte do cotidiano da empresa; e investimento em ferramentas que potencializam o rendimento de todo o time, gerando ainda mais valor aos negócios e aumento das vendas. Acreditamos que o ano de 2022 será um período promissor para quem soube fazer a lição de casa durante esses quase dois anos de pandemia.” – Nice van Oorschot, BestBuy Hotel

“Acredito que será um período de estabilidade para as vendas após dois anos de variações, em decorrência do surgimento de novas variantes do coronavírus. Ainda assim, o mercado se manteve firme no processo de retomada e, por isso, acredito que em 2022 teremos um ano com mais solidez nos negócios, o que irá favorecer na busca pelo retorno de 100% das vendas em relação ao período pré-Covid 19.” – Fernando Santos, Abav-SP

Feliz 2022 - Chieko Aoki

“Em 2022, desejo que o Covid-19 esteja sob controle globalmente, incluindo o Brasil. Que tenhamos o retorno da vida cotidiana e profissional, com solução eficaz para os 15 milhões de trabalhadores que seguem sem emprego. Para o setor hoteleiro, a expectativa é por uma retomada sólida dos negócios, com números superiores aos registrados em 2019. Que os profissionais impactados pela Covid-19 possam se recuperar e manter pleno equilíbrio entre a saúde física, mental e emocional, o que é necessário para a construção de um novo ciclo, com mais humanidade e melhores resultados para os negócios. Com muita dedicação para proporcionar entregas ainda mais satisfatórias – e memoráveis – aos clientes. Será preciso impor um ritmo em que a vontade de fazer o melhor seja maior do que era antes da pandemia e, assim, recuperar o que deixamos de realizar durante o isolamento, período em que perdemos não apenas o contato direto com os clientes, mas a oportunidade diária do atendimento pessoal, do acolhimento e do servir com alma e espontaneidade.” – Chieko Aoki, Blue Tree Hotels

“Olá leitores do Hotelier News, nós da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, além do Conselho de Turismo da CNC, queremos desejar um ótimo 2022 , ano de retomada nos negócios e recuperação de nosso setor na economia . Esperamos um 2022 com viagens de lazer muito forte na temporada e com eventos e corporativo voltando aos poucos mas de maneira perene. Acima de tudo temos que focar em controle de gastos, marketing criativo para superar as expectativas de nossos clientes e inovações sustentáveis.” – Alexandre Sampaio, FBHA

“Um ano de recuperação do turismo onde muito gente vai valorizar o turismo interno, o turismo Nacional. As expectativas são as melhores. Agora vai Brasil!!!!! Entender as necessidades dos seus clientes e poder se adaptar às tecnologias e inovações que existem mas sem perder a humanização.” – Tatiana Menezes, HFN

“Em 2021, houve uma consolidação de mudanças estratégicas iniciadas em 2020. Todos saímos com maior prática na adaptação às condições de mercado em constante mudança, e já com muitas táticas experimentadas e testadas. O hoteleiro que saiu na frente, investindo na experiência de compra online, estruturação da venda direta, gestão assertiva de custos e foco no crescimento da diária média, entra 2022 mais fortalecido. A agilidade nas decisões, a demonstração clara do seu ‘valor’ e a coragem para precificar o seu negócio serão vitais para o empresário hoteleiro que quer se destacar no próximo ano. De acordo com a Global Business Travel Forecast, as tarifas dos hotéis em 2022 devem aumentar 13% globalmente ano após ano, e mais 10% em 2023. Hotéis de lazer, com eventos retornando com força total, saem na frente, e o foco será na assertividade das promoções, negociação de grupos e entrega de produtos e serviços à altura de hóspedes cada vez mais exigentes. Já os hotéis corporativos se mostram mais otimistas na recuperação das viagens de negócios, mesmo que o fluxo internacional ainda se mantenha menor. Precificar corretamente e manter condições de pagamento e cancelamento flexíveis ainda serão importantes. Continuaremos operando em um mundo incerto. Muita coisa pode mudar rapidamente. A contínua agilidade, rapidez na adaptação e eficiência na resposta vão exigir que os hoteleiros se mantenham atualizados, compartilhando informações e garantindo uma captação de demanda qualificada para a retomada. Otimismo racional com base em dados SEMPRE!” – Gabriela Otto, GO Consultoria e Presidente HSMAI Brasil

“As expectativas para o setor de turismo são positivas. O ano de 2021 foi difícil, com as atividades retomando com mais intensidade apenas a partir do segundo semestre. Por tudo o que passamos recentemente, a sensação é que estamos abrindo nossos negócios pela primeira vez. Nós, empreendedores do setor de hotelaria estamos prontos e voltando a fazer o que mais gostamos: receber bem e com segurança quem deseja conhecer nosso país. Mais do que nunca, as discussões institucionais precisam ter prioridade para que possamos favorecer o ambiente de negócios, atrair mais investimentos e estimular um setor de grande potencial ainda inexplorado em nosso país e que pode ter papel fundamental na retomada do crescimento econômico brasileiro, gerando mais empregos e renda pelos destinos turísticos brasileiros. A hotelaria investiu na adoção de protocolos de saúde chancelados pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e vamos continuar tomando todos os cuidados necessários para garantir a segurança de nossos hóspedes. Acreditamos que com o avanço da vacinação, teremos um ano de alta demanda no turismo brasileiro em 2022. Nosso país é um destino turístico com imenso potencial ainda a ser explorado. Temos uma diversidade muito grande de atrações para todo tipo de turista. No Brasil, temos opções de turismo cultural, de natureza, urbano, de praia, montanha, floresta, enfim, são muitas cidades, desde pequenos vilarejos a grandes centros urbanos, que proporcionam a quem nos visita uma experiência diversificada e única no mundo. O que precisamos são medidas que atraiam o viajante internacional, como os acordos bilaterais e a liberação de créditos para o setor já citados, além de investimentos em divulgação para que, quando o turismo internacional retomar com mais intensidade, possamos finalmente colocar o Brasil entre os principais destinos turísticos do mundo.” – Manoel Linhares, ABIH Nacional

(*) Crédito da capa: Tumisu/Pixabay

(**) Crédito das fotos: Divulgação