Destino popular entre as atrações do Nordeste brasileiro, Alagoas vive um ano para ser lembrando, quando o assunto é o turismo. Números levantados pela Sedetur (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo) mostram elevação nos índices de turistas recebidos, com destaque para a alta de viajantes estrangeiros, e proporcionalidade na oferta hoteleira, que cresce consideravelmente na capital, Maceió.

De acordo com os indicativos apontados pela secretaria estadual, de janeiro a agosto deste ano, o aeroporto internacional de Maceió – principal do Estado -, Zumbi dos Palmares, triplicou os números relacionados à chegada de viajantes internacionais. No apanhado geral o índice é bem alto também: 209% de crescimento na comparação com 2016.

Com os dados em mãos, a Sedetur relaciona o crescimento diretamente ao aumento na oferta hoteleira, que este ano é mais que evidente, principalmente na capital alagoana. Somente em 2017, cinco empreendimentos abriram as portas em Maceió e outros 17 estão em fase de construção; dois estão em fase de ampliação e outros cinco em estágio de planejamento.

Helder Lima, secretário de Turismo do Estado, justifica os dados apontando ações que governo local arquiteta fora do Brasil para trazer mais visitantes.

Incrementos na oferta aérea que o Estado tem podem também ser mencionados como fator que auxilia nos bons números. Hoje (4), a pasta de turismo confirmou a implantação de um novo voo ligando Maceió à Brasília durante a alta temporada 2017/2018. A frequência será operada pela Gol Linhas Aéreas e entra em operação no próximo dia 29.

* Foto de capa: Pixabay/tupesa